A fazenda Dois Irmãos sediou o Dia de Campo realizado pelo Sistema FAET/Senar no município de Xambioá/TO, no extremo norte do estado. Com o trabalho do Senar, por meio da Assistência Técnica e Gerencial, a propriedade elevou a taxa de ocupação das pastagens. A intensificação dos pastos permitiu que o número de animais na área aumentasse quatro vezes, passando de 20 para 80 cabeças.
Dona Elmícia Avezedo, proprietária da fazenda, contou que o nome “Dois Irmãos”, foi uma homenagem aos filhos que agora estão dando continuidade e aprimorando as atividades desenvolvidas na fazenda. Para Aline Azevedo, sucessora da mãe nos negócios, a chegada do Senar marcou um novo tempo. “Apesar de ter me criado na fazenda não tinha tanto conhecimento sobre as atividades, que caminhava a passos curtos. Por falta de informação tivemos prejuízos grandes, mas que puderam ser contornados quando o Senar chegou”, explicou.
Segundo a técnica de Campo do Senar, Gabriella Lima, quando o trabalho começou, a família tinha acabado de fazer um investimento de R$ 70 mil na reforma da pastagem. Uma despesa que não deu retorno. “Foi a partir daí que começamos a realizar todas as etapas da assistência, como diagnóstico, mapeamento, início do pastejo alternado, implantação da IATF e a divisão de alguns piquetes para intensificar a produção”, lembrou.
A área utilizada na pecuária para cria a recria é de 248 hectares, mas o projeto de intensificação foi feito em 36 hectares. Uma das intervenções priorizadas pela assistência técnica foi a implementação do módulo. A propriedade conta atualmente com um módulo de 04 piquetes. No local, a rotatividade dos bovinos permitiu que uma área tivesse até 28 dias de descanso para recuperar a forragem até voltar a ser pastejada.
Como resultado essa área passou a comportar quatro vezes mais animais do que antes. Passou dos 20 bovinos para 80 animais. Uma taxa de ocupação de cerca de 1,6 UA por hectare.
O DIA DE CAMPO
O resultado foi apresentado para produtores, estudantes e técnicos da região no dia de campo organizado pela ATeG do Senar Tocantins. O produtor rural, Cleidival Lima, ficou surpreso com o pasto e com os números da fazenda “Eu tinha visitado a Dona Elimicia um tempo atrás, quando cheguei aqui fiquei surpreso em ver como mudou. É muito bom participar de dias como esse porque a gente acaba tirando dúvidas e levando para nossa fazenda”.
Durante o evento também foi realizada uma oficina com o tema “ Implantação e Manejo de Pastagens” para os participantes. Segundo o superintendente adjunto do sistema, Fred Sodré, os resultados são realidade porque há um trabalho feito com comprometimento e dedicação. “Cada vez que organizamos eventos como esse e visitamos uma propriedade, nós ficamos orgulhosos por ver de perto que o produtor realmente coloca em prática as técnicas de gestão, manejo, entre outras melhorias oportunizadas pela ATeG”, afirmou.
Nota de Pesar NOTA DE PESAR - Antônio do Bar
Servidores Prefeitura de Palmas paga auxílio-alimentação neste sábado, 9
Conferência LGBTQIA+ Governo do Tocantins promove Conferências Regionais LGBTQIA+ para fortalecer políticas públicas no Estado
Queimadas Defesa Civil de Palmas atua em mais de 100 focos de incêndio em julho
Finanças Confira lista de sorteados do Nota Palmense Premiada deste mês de julho
AEM-TO Atenção taxistas: Agência de Metrologia informa sobre a nova regulamentação e sobre a mudança da validade de verificação de taxímetros Mín. 21° Máx. 29°
Mín. 22° Máx. 29°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 31°
Chuva
Política Sob liderança de Amélio Cayres, Aleto consolida curso de Inglês e entrega mais de 50 certificados
Curta Tocantins Marilon Barbosa inaugura a TV Câmara Municipal de Palmas
Eventos Covernation faz edição especial de Halloween com noite de tributos e fantasias em Palmas
Plantão Policial Em Paranã, Polícia Civil prende homem apontado como autor de homicídio qualificado