A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) será homenageada, no próximo dia 30, a partir das 9 horas, em sessão solene na Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins pelos seus 33 anos de criação, comemorados no dia 21 de fevereiro passado. A homenagem foi proposta pelo deputado estadual Gutierres Torquato.
“A Unitins fica muito grata à essa homenagem institucional, que valoriza a instituição e também cada servidor e aluno, que passa a ter novas perspectivas de transformação por meio do ensino superior. Hoje, a universidade tem a Assembleia como grande parceira, com uma relação próxima de apoio. E a Assembleia reconhece, por meio dessa homenagem, o papel social que a Unitins tem para o desenvolvimento do ensino superior do Estado do Tocantins”, agradece o reitor da Unitins, Augusto Rezende.
O reitor completa que essa homenagem fecha com “chave de ouro” as comemorações pelos 33 anos da Unitins. Solenidades foram realizadas ao longo dos meses de fevereiro e março deste ano na sede administrativa, em Palmas, e também nos cinco câmpus da universidade, com a participação de acadêmicos, servidores e equipe gestora da instituição.
História
A história da Unitins tem início em fevereiro de 1990. Foi autarquia, fundação pública de direito privado, cedeu parte de seu patrimônio e servidores à Universidade Federal do Tocantins (UFT), atuou somente na oferta de cursos telepresenciais, voltou à oferta de vestibular e cursos presenciais, em 2010, e se tornou autarquia novamente, em 2016. É responsável por uma profunda transformação na área da educação superior do Tocantins. Em mais de três décadas já formou mais de 90 mil profissionais.
A universidade está presente em todo o Estado, com cinco câmpus – Araguatins, Augustinópolis, Dianópolis, Paraíso do Tocantins e Palmas; e mais 11 Unidades Tecnológicas do TO Graduado, espalhadas por todo o Estado – Araguaçu, Caseara, Colinas do Tocantins, Colméia, Guaraí, Itacajá, Miranorte, Natividade, Ponte Alta do Tocantins, Sítio Novo – projeto de interiorização universitária de base tecnológica, que já tem feito a diferença nas comunidades das oito microrregiões do Estado.
A Unitins conta atualmente com mais de quatro mil alunos matriculados neste semestre letivo, em 15 diferentes cursos de graduação totalmente gratuitos; cerca de 300 professores e mais de 400 servidores técnicos administrativos. Além disso, possui unidades de pesquisa nos municípios de Formoso do Araguaia, Miranorte, Araguaína e está presente em Porto Nacional com o Núcleo Tocantinense de Arqueologia (Nuta) e o Museu de Zoologia e Taxidermia José Hidasi.
Atualmente, vive uma fase de expansão e retomada dos investimentos com foco na construção da sede própria dos câmpus e modernização do parque tecnológico.
Mín. 22° Máx. 34°
Mín. 22° Máx. 33°
ChuvaMín. 22° Máx. 27°
Chuva