Ações, estratégias e atuação conjunta em defesa dos povos indígenas e quilombolas do Tocantins estiveram em pauta nesta segunda-feira, 13, na Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO). Na reunião, na Sala do Conselho Superior da DPE-TO, em Palmas, estiveram presentes representantes da Secretaria Estadual de Povos Originários e Tradicionais e Defensoria Pública da União (DPU).
Durante encontro, foi discutida a importância da atuação conjunta em defesa dos povos indígenas e quilombolas, por meio de estratégias como aprimoramento de atendimento da DPE-TO nas comunidades, inclusive com capacitação para defensores e defensoras públicas de comarcas próximas dos territórios; demandas de saúde pública, regularização de terras, entre outros pontos.
Dentre as propostas debatidas, está a execução de um projeto de atendimento jurídico nas aldeias indígenas, pela Secretaria Estadual de Povos Originários e Tradicionais (Sepot) em conjunto com a Defensoria Pública do Estado do Tocantins e Defensoria Pública da União.
Presenças
Representaram a DPE-TO no encontro o 1º subdefensor público-geral, Pedro Alexandre Conceição; o 2º subdefensor público-geral, Danilo Frasseto Michelini; o coordenador do Núcleo Especializado de Questões Étnicas e de Combate ao Racismo (Nucora), defensor público Arthur Luiz Pádua Marques; o coordenador do Núcleo Especializado de Defesa dos Direitos Humanos (NDDH), Euler Nunes; e a analista do Nucora, Aline da Silva Sousa.
Da Sepot, estavam presentes a secretária Narubia Werreria e a diretora de Proteção aos Quilombolas, Ana Mumbuca. E da Defensoria Pública da União, a assistente social Arlete Pereira Cavalcante.
Praias permanentes Governo do Tocantins promove praias permanentes como alternativa de lazer nas férias de janeiro
Anuidade Anuidade de 2026 para profissionais e empresas inscritos no CRMV-TO está liberada para pagamento
Lojas Agropecuárias Prazo para recadastramento de estabelecimentos agropecuários está aberto no Tocantins
Jovem Trabalhador Programa Jovem Trabalhador é retomado por Wanderlei Barbosa após cancelamento da gestão interina
Luto Quem foi Moisés Avelino?
Brucelose Segunda etapa da campanha de vacinação contra brucelose encerra no dia 31 de dezembro Mín. 22° Máx. 33°
Mín. 22° Máx. 33°
Tempo nubladoMín. 22° Máx. 33°
Chuvas esparsas
Eventos Diocese de Miracema recebe evento nacional de juventude católica
Curta Tocantins Arquidiocese de Palmas sedia 2ª Experiência Vocacional Missionária Nacional de Seminaristas
Política Alexandre Guimarães encerra e inicia semana com mídia, entregas e presença: por que isso incomoda?
Plantão Policial Em Paranã, Polícia Civil prende homem apontado como autor de homicídio qualificado