Logo após a abertura da Sessão Ordinária desta quarta-feira, 8, Dia Internacional da Mulher, o presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado Amélio Cayres (Republicanos), passou a condução dos trabalhos para a deputada Professora Janad Valcari (PL), como homenagem e valorização das mulheres no seu dia, segundo mencionou o chefe do Legislativo estadual.
Antes de transferir a condução da sessão, Amélio Cayres já tinha composto a Mesa com as deputadas Claudia Lelis (PV) e Vanda Monteiro (UB), que ocuparam a 1ª e 2ª Secretarias, respectivamente. Segundo ele, uma forma de homenagem às colegas e a todas mulheres tocantinenses.
Ao assumir o comando da sessão, Janad Valcari parabenizou todas as mulheres, entre elas suas colegas deputadas, as jornalistas presentes e demais servidoras desta Casa de Leis.
Por sua vez, Vanda Monteiro cumprimentou as colegas de parlamento, suas assessoras e todas as tocantinenses. Vanda destacou ainda que “o lugar das mulheres é onde elas quiserem”.
Entre outras matérias, Vanda apresentou Votos de Aplausos a todas as delegadas do Estado do Tocantins, por seus trabalhos desenvolvidos na Segurança Pública do Estado.
Vilmar de Oliveira (SD), além de se pronunciar em homenagem às mulheres,afirmou que o tratamento especial a elas não deveria ser somente no 8 de março, mas todos os dias do ano. “Não existiria a presença dos homens sem as mulheres”, disse.
Léo Barbosa (Republicanos) elogiou as deputadas, que segundo ele fazem um trabalho excelente como parlamentares, e defendeu que os partidos deem mais oportunidades às mulheres. Ele felicitou as prefeitas que comandam municípios no Estado, e lembrou que Palmas é a única capital administrada por um mulher. Destacou também a necessidade de promover os direitos delas, em todas as áreas, principalmente na política. “Uma demonstração da necessidade de maior promoção e de oportunidades para as pessoas do sexo feminino na política”, reconheceu Léo.
O deputado Jorge Frederico (Republicanos) requereu à Secretaria de Segurança Pública a ampliação e utilização dos meios existentes para denunciar a violência contra as mulheres, inclusive com a implantação da Delegacia Virtual especializada. Em outra propositura, ele defendeu a divulgação do Canal 180, de atendimento às mulheres, criado pelo Ministério da Mulher.
Os deputados Wiston Gomes (PSD), Cláudia Lelis (PV), Marcos Marcelo (PL) e Luciano Oliveira (PSD) foram os demais que cumprimentaram as mulherespelo 8 de março.
Praias permanentes Governo do Tocantins promove praias permanentes como alternativa de lazer nas férias de janeiro
Anuidade Anuidade de 2026 para profissionais e empresas inscritos no CRMV-TO está liberada para pagamento
Lojas Agropecuárias Prazo para recadastramento de estabelecimentos agropecuários está aberto no Tocantins
Jovem Trabalhador Programa Jovem Trabalhador é retomado por Wanderlei Barbosa após cancelamento da gestão interina
Luto Quem foi Moisés Avelino?
Brucelose Segunda etapa da campanha de vacinação contra brucelose encerra no dia 31 de dezembro Mín. 22° Máx. 33°
Mín. 22° Máx. 33°
Tempo nubladoMín. 22° Máx. 33°
Chuvas esparsas
Eventos Diocese de Miracema recebe evento nacional de juventude católica
Curta Tocantins Arquidiocese de Palmas sedia 2ª Experiência Vocacional Missionária Nacional de Seminaristas
Política Alexandre Guimarães encerra e inicia semana com mídia, entregas e presença: por que isso incomoda?
Plantão Policial Em Paranã, Polícia Civil prende homem apontado como autor de homicídio qualificado