Iniciando a semana da mulher, a vice-presidente do TJTO, desembargadora Ângela Prudente, realizou nesta segunda-feira, 6, a abertura da Semana da Justiça pela Paz em Casa e enalteceu o objetivo do Programa e a sensibilização da sociedade para a realidade violenta que as mulheres brasileiras enfrentam.
“Todos os esforços direcionados a erradicar a violência doméstica e familiar contra a mulher são necessários e contribuem sobremaneira para a redução da desigualdade de gênero, possibilitando à mulher uma vida digna, com a garantia de receber e usufruir todos os direitos inerentes a uma sociedade justa e igualitária”, destacou a desembargadora.
Para a vice-presidente, a Semana Justiça pela Paz em Casa surge como uma força para alavancar as ações de combate à violência de gênero. “Além de possibilitar a ampla visibilidade e a sensibilização que a temática reclama, traduz resultados práticos desencadeados pela união de esforços de toda a comunidade jurídica em prol da prevalência dos direitos constitucionalmente assegurados aos homens e mulheres indistintamente.”
A desembargadora encerrou convocando a todos os magistrados e magistradas para, a partir de um olhar mais sensível ao objetivo do programa, aderirem ao esforço concentrado de julgar e dar impulso aos casos envolvendo violência doméstica e familiar contra a mulher.
Mutirões e metas
A coordenadora estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, juíza Cirlene Maria de Assis Oliveira, ao falar sobre as principais competências da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica (CEMSVID) e dos objetivos do programa Justiça pela Paz em casa, apresentou os resultados da prestação jurisdicional.
Segundo a juíza, a produtividade no Judiciário tocantinense vem crescendo, principalmente em relação às audiências. Com relação ao alcance diretor das ações educativas, o número de participantes aumentou de 26.625 para 27.342 da 21ª edição para 22ª.
Na oportunidade, a coordenadora agradeceu o empenho da equipe e adesão dos magistrados na realização dos mutirões, destacando que o Tocantins vem cumprindo com excelência a Meta 8, cujo objetivo é priorizar o julgamento dos processos relacionados a feminicídio e violência doméstica e familiar contra as mulheres.
Parceria
Durante o evento, a promotora de Justiça, membro do Centro de Apoio das Áreas do Consumidor, da Cidadania, dos Direitos Humanos e da Mulher (Caoccid), Renata Castro Rampanelli Cisi; a defensora pública Gomides de Souza; a presidente em exercício da OAB-Tocantins, Priscila Madruga, colocou as instituições à disposição para desenvolverem ações de prevenção à violência doméstica.
O juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça, Arióstenis Guimarães Vieira, que na ocasião representou a corregedoria-geral da Justiça, desembargadora Maysa Vendramini, destacou que a Corregedoria-geral da Justiça, em seu Plano de gestão, prevê ações que buscam combater a violência contra a mulher e afirmou que a instituição permanecerá de portas abertas a todos os debates que venham a discutir ações de proteção às mulheres.
O evento também contou com uma palestra do juiz federal Marcio Luiz Coelho de Freitas, conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que destacou que é importante ter clareza ao se pensar em política judiciária. “Quando a gente pensar em construção de políticas, não podemos pensar numa imposição de políticas, tem que começar de forma horizontal”, disse, falando que é preciso ouvir atores da sociedade e juízas e juízes que atuam na área da violência doméstica e familiar.
Praias permanentes Governo do Tocantins promove praias permanentes como alternativa de lazer nas férias de janeiro
Anuidade Anuidade de 2026 para profissionais e empresas inscritos no CRMV-TO está liberada para pagamento
Lojas Agropecuárias Prazo para recadastramento de estabelecimentos agropecuários está aberto no Tocantins
Jovem Trabalhador Programa Jovem Trabalhador é retomado por Wanderlei Barbosa após cancelamento da gestão interina
Luto Quem foi Moisés Avelino?
Brucelose Segunda etapa da campanha de vacinação contra brucelose encerra no dia 31 de dezembro Mín. 22° Máx. 33°
Mín. 22° Máx. 33°
Tempo nubladoMín. 22° Máx. 33°
Chuvas esparsas
Eventos Diocese de Miracema recebe evento nacional de juventude católica
Curta Tocantins Arquidiocese de Palmas sedia 2ª Experiência Vocacional Missionária Nacional de Seminaristas
Política Alexandre Guimarães encerra e inicia semana com mídia, entregas e presença: por que isso incomoda?
Plantão Policial Em Paranã, Polícia Civil prende homem apontado como autor de homicídio qualificado