Estudantes da rede estadual comemoram aprovação em cursos de Medicina, em universidades públicas. Fernando Abreu Miranda, 17 anos, foi aprovado no curso de Medicina da Universidade Federal do Tocantins (UFT), ele concluiu o ensino médio no Colégio Militar Ary Ribeiro Valadão Filho, localizado em Colmeia. Ana Gabryella Costa Sales, 18 anos, também foi aprovada em Medicina, na Universidade do Tocantins (Unitins), no câmpus de Augustinópolis. Ela concluiu a educação básica no Colégio Estadual Desembargador Virgilio de Melo Franco, de Paranã. O Governo do Estado desenvolve o Programa Fortalecimento da Educação (PROFE) que, entre as ações, disponibiliza materiais de estudos específicos.
Esses dois estudantes iniciam uma nova jornada em suas vidas e compartilham suas rotinas de estudos. Ana Gabryella concluiu o ensino médio em 2024 e se destacou na escola. Ela agradece a todos os professores pelo acolhimento e cuidado. “Foi uma etapa extremamente importante na minha vida, estava rodeada por professores que realmente torcem por seus alunos”, frisou.
Atualmente, Ana Gabryella comemora a nova fase em sua vida e deixa um recado para outros jovens. “Para alcançarmos os nossos desejos, temos que ter esforço e fé em Deus para não desanimar”, revelou.
Rotina intensa de estudos
Fernando Abreu contou que está muito animado. Ele fala de sua rotina intensa de estudos. “Eu comecei desde o final de 2024 e estendi até 2025. Foram vários dias de estudos, noites, tardes, e às vezes, ia até de madrugada. Para focar nos estudos, eu tive que deixar várias coisas de lado para que pudesse ter concentração e um bom desempenho. Os conteúdos da escola me ajudaram bastante. Sempre quando eu via alguma questão, eu me lembrava de alguma aula de um professor, de algum material ou até mesmo de alguma conversa em sala de aula. O material do #TonoEnem foi essencial para a reta final, as questões ajudaram a instalar habilidades e revisar o conteúdo”, contou.
Fernando reside na cidade de Itaporã e contava com o desafio de todos os dias estudar em outra cidade. E sobre a sua escolha para Medicina, ela comentou. “Eu escolhi esse curso por causa da afinidade que eu tenho com os conteúdos de biologia e principalmente química. Eu gosto de estudar o corpo humano e entender como ele funciona”, completou.
Fernando é filho de Katia França Miranda e Adão dos Santos Abreu. “É muito gratificante ver um filho tão dedicado como ele e viver esse momento de conquistas é muita emoção”, ressaltou Katia. “Nós estamos muito felizes”, revelou o pai Adão.

Educação UniCatólica abre inscrições do Fies 2026.1 para nove cursos
Inauguração Governador Wanderlei Barbosa inaugura reformas de escolas estaduais em Barrolândia com investimento superior a R$ 5,6 milhões
Cartão Estudante Prefeitura de Palmas lança edital do Cartão do Estudante 2026 com 600 vagas
Bolsa de estudo UniCatólica oferta 85 bolsas para 10 cursos no ProUni 2026/1
Apurando MPTO apura possíveis irregularidades no curso de medicina em Gurupi após nota insatisfatória no MEC
ProUni Inscrições no ProUni começam na segunda; confira as vagas disponíveis Mín. 21° Máx. 23°
Mín. 20° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 32°
Chuvas esparsas
Curta Tocantins Governo do Tocantins institui comissão organizadora do concurso da Saúde que vai ofertar mais de 5 mil vagas no estado
Plantão Policial Homem condenado a 12 anos por estupro de vulnerável é preso pela Polícia Civil em Araguaína
Política Vereadora Delma Freitas solicita realização de ação tapa buraco
Eventos Espaço Cultural recebe exposição gratuita que celebra a tradição junina