Uma decisão de primeira instância da 29ª Zona Eleitoral de Palmas que cassou a chapa de vereadores do PSD por fraude à cota de gênero pode alterar o resultado das eleições de 2024 e a composição da Câmara Municipal de Palmas.
Segundo decisão publicada pelo juiz eleitoral, as candidaturas das mulheres Cleonice Ferreira e Daiana Oliveira, do PSD, foram consideradas fictícias, com votação mínima, ausência de campanha e prestação de contas zerada — configurando, portanto, fraude à cota de gênero.
Com isso, todos os votos da chapa do PSD foram anulados, e o partido ficou fora da contagem oficial.
O novo cenário exige um recalculo do quociente eleitoral e da distribuição de vagas, levando em conta a exclusão dos votos do PSD.
De acordo com o engenheiro civil e especialista em cálculos eleitorais Matheus Gomes, responsável pela revisão técnica, essa alteração poderá tirar uma vaga do PL e incluir o candidato Nonatão da 4 (PP) entre os eleitos.
Na contagem original, o PL havia conquistado cinco cadeiras, sendo Juarez Rigol o último eleito. Com o novo cálculo, o partido passaria a quatro vereadores, e o PP ampliaria sua bancada de duas para três cadeiras.
Além disso, Mattheus Gomes também apontou outro detalhe técnico: o União Brasil não conseguiu fazer uma segunda vaga porque o candidato Léo da Saúde não atingiu o mínimo de 20% do quociente eleitoral, ficando a apenas 73 votos de alcançar o limite exigido pela legislação.
Caso semelhante ocorreu em Araguaína, onde o Podemos também deixou de eleger o segundo vereador pelo mesmo motivo — o primeiro suplente não alcançou o percentual mínimo exigido.
O caso segue em análise e ainda cabe recurso no Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO). Até decisão definitiva, a composição da Câmara de Palmas permanece em aberto, com atenção redobrada dos partidos e da classe política para os desdobramentos jurídicos.

Relacionamento Agro Karina Café e parlamentares do Agro buscam novas parcerias com o Ruraltins para fortalecer o produtor rural palmense
Ação Parlamentar Frente Parlamentar do Agro, coordenada pela vereadora Karina Café, realiza reunião com o secretário de Agricultura de Palmas para alinhar prioridades do desenvolvimento rural*
Progressão Prefeitura de Palmas concede mais de 150 progressões horizontais a servidores da Educação
Visitas Vereadora Karina Café visita a Casa da Mulher Brasileira e conhece o “Projeto Ponto de Partida”
Recomendação do MPTO MPTO recomenda suspensão de cobrança de taxa de vistoria por imobiliárias de Palmas
Ação Parlamentar Vereadora Karina Café participa da assinatura da Ordem de Serviço que marca novo ciclo de desenvolvimento no Jardim Aureny III Mín. 24° Máx. 38°
Mín. 22° Máx. 30°
ChuvaMín. 23° Máx. 34°
Chuva
Política Vilmar de Oliveira propõe título de Cidadão Tocantinense a Jaime Café
Curta Tocantins Marilon Barbosa inaugura a TV Câmara Municipal de Palmas
Eventos Covernation faz edição especial de Halloween com noite de tributos e fantasias em Palmas
Plantão Policial Em Paranã, Polícia Civil prende homem apontado como autor de homicídio qualificado