A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o retorno ou não do governador Wanderlei Barbosa ao cargo, promete movimentar todas as esferas políticas do estado nesta semana. Seja qual for o resultado, as articulações nos bastidores ganharão força e novos rumos.
Se Wanderlei voltar, mudanças são certas
Com o eventual retorno de Wanderlei Barbosa, uma reorganização no secretariado é inevitável.
A grande dúvida é: como ele lidará com aqueles que se alinharam a Laurez Moreira durante o afastamento?
Além disso, resta saber como Wanderlei voltará politicamente — disposto a reconstruir sua base ou com foco em um novo projeto político?
O Futuro de Laurez em caso de retorno
Caso o STF determine o retorno de Wanderlei, a pergunta recairá sobre o governador interino Laurez Moreira. Ele terá forças para manter o grupo político e apoios que conquistou nestes quase dois meses de gestão?
A estratégia de ganhar musculatura política para disputar o governo em 2026 com ou sem a renúncia de Wanderlei sempre foi o projeto principal. Com a oportunidade que tens conseguirá transformar isso em credibilidade junto ao meio político e ao eleitor?
Se mantido o afastamento: Renúncia ou Resistência?
Se o STF mantiver o afastamento, surge outra encruzilhada: Wanderlei renunciaria de imediato ou buscaria novos recursos judiciais?
Em qualquer cenário, a Assembleia Legislativa ganhará protagonismo — seja para reafirmar fidelidade ao governador afastado ou para discutir um eventual processo de impeachment.
Dorinha também será impactada
A senadora Professora Dorinha não passará ilesa a nenhuma das decisões.
Com o retorno de Wanderlei, precisará se movimentar para atrair seu apoio ou correrá o risco de vê-lo construir uma terceira via — que dividiria votos dentro da própria base governista.
Já com Laurez no comando, o quadro se inverte: a divisão se acentuaria na oposição. E isso, colocará a senadora para se mexer ou perderá campo.
Corrida ao Senado: Tabuleiro em ebulição
A indefinição sobre o futuro de Wanderlei também afeta diretamente os pretensos candidatos ao Senado.
Se Wanderlei voltar e decidir disputar uma vaga no Senado, nomes como Irajá, Eduardo Gomes, Vicentinho Jr., Gaguim e Alexandre Guimarães ganham um adversário de peso e precisarão recalcular suas estratégias.
Decisão do STF terá efeitos em todo o Estado
Independentemente do desfecho, a decisão do STF terá impacto direto e profundo em todo o meio político tocantinense, assim como ocorreu anteriormente com a decisão do STJ de afastar o governador Wanderlei Barbosa.
O resultado promete redefinir alianças, estratégias e o futuro político do Tocantins.
Enquanto isso, todos estão de olho no que pode acontecer nos próximos dias.
Apoio ao esporte Esporte é saúde! Time de idosos de Palmas brilha em Gurupi e traz títulos para casa
Politica Ex-prefeita de Palmas manda recado direto ao atual gestor nas redes sociais
Ação parlamentar Pedido do vereador Marilon Barbosa para construção de praça no Jardim Canaã é aprovado pela Câmara
Ação parlamentar Deputado federal Alexandre Guimarães (MDB-TO) preside reunião da Comissão de Desenvolvimento Econômico e destaca pautas de interesse do Tocantins e do Brasil
Requerimentos Em sessão da Câmara, Marilon Barbosa tem requerimentos aprovados
De volta Com mexidas feitas na gestão municipal, Major Negreiros deve assumir vaga de Márcio Reis na Câmara Mín. 25° Máx. 41°
Mín. 26° Máx. 39°
Tempo nubladoMín. 25° Máx. 35°
Chuva
Política Ex-prefeita de Palmas manda recado direto ao atual gestor nas redes sociais
Curta Tocantins Programa Brasil Antenado chega ao Tocantins e abre agendamento para nova parabólica digital em 44 cidades
Eventos Deputado federal Alexandre Guimarães (MDB-TO) participa de evento nacional do MDB e da Fundação Ulysses Guimarães “O Brasil Precisa Pensar o Brasil”
Plantão Policial Em Paranã, Polícia Civil prende homem apontado como autor de homicídio qualificado