A Paróquia Catedral de Nossa Senhora das Mercês realiza, entre os dias 15 e 24 de setembro de 2025, os tradicionais festejos em honra à Padroeira de Porto Nacional e da Diocese, Nossa Senhora das Mercês. Neste Ano Jubilar de 2025, o tema escolhido é “190 anos de missão: com Maria, Mãe das Mercês, vivemos a Esperança que transforma”.
A celebração marca a história da Paróquia, que neste ano completa 190 anos de criação e missão em Porto Nacional, reafirmando sua importância religiosa, cultural e social para o município e toda a região.
Dentro das celebrações, foi realizado a primeira procissão fluvial em Porto Nacional, com um trajeto feito por balsa com a imagem de nossa senhora das Mercês, entre a orla de embarque até as proximidades da catedral. A procissão reuniu o fiéis, famílias e comunidades em uma grande manifestação de fé e devoção. O pároco da Catedral Nossa Senhora das Mercês, Padre Douglas Aires destacou.
“É uma das formas de homenagear a Nossa Senhora das Mercês é fazendo essa procissão fluvial, que era o meio que os missionários chegaram até aqui, no então norte de Goiás. Aqui era chamado, povoado do Arraial, Porto Imperial, depois Porto Real, depois Porto Nacional. E aqui hoje nós nos reunimos para celebrar esses 190 anos da criação da primeira paróquia aqui neste lugar.”
A presidente da associação amigos de Padre Luso, Zulmira Gonzaga, reforçou sobre o momento de fé e honra. “A história de todo o Tocantins iniciou aqui em Porto Nacional, com os nossos queridos dominicanos, com a história da nossa Virgem Mãe das Mercês.”
Os festejos serão concluídos no dia 24 de setembro, às 8h, com a Missa Solene em honra a Nossa Senhora das Mercês, na Praça da Catedral, reunindo fiéis de toda a região em um momento de fé, devoção e celebração da história da Padroeira de Porto Nacional.
Turismo religioso
O secretário de Cultura e Turismo, Jerfeson Nascimento, reforçou a relevância do turismo religioso para a região e destacou a elaboração do primeiro Plano Municipal de Turismo de Porto Nacional.
“Nós da Secretaria de Cultura e Turismo, estamos desenvolvendo o primeiro plano municipal, nele incluímos um eixo temático dedicado ao turismo religioso. Estamos convidando as universidades e o roteiro geoturístico do município a participarem do processo e, em breve, realizaremos reuniões com outras entidades. A IFTO e o Conselho de Turismo de Porto Nacional já estão envolvidos na construção dessa proposta”, afirmou.
Mín. 27° Máx. 40°
Mín. 30° Máx. 41°
Tempo nubladoMín. 31° Máx. 42°
Tempo limpo