O vereador Juarez Rigol protocolou Oficio nº 109/2025 endereçado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Regularização Fundiária, solicitando informações detalhadas sobre os processos de alvará de construção e reforma na capital tocantinense. O objetivo do parlamentar é compreender a morosidade na emissão desses documentos e, consequentemente, buscar formas de acelerar a liberação do início de obras que se encontram paradas na cidade.
Rigol expressou preocupação com os relatos de empresários e munícipes sobre a lentidão na análise e aprovação dos alvarás, o que tem gerado prejuízos e atrasado o desenvolvimento de novos empreendimentos e a conclusão de reformas. "Temos recebido muitas queixas sobre a demora excessiva na liberação dos alvarás. Isso impacta diretamente a economia local, inibe investimentos e frustra o cidadão que quer construir ou reformar seu imóvel", afirmou o vereador.
No oficio, o vereador Juarez Rigol solicita dados sobre o número de processos em andamento, o tempo médio para a emissão dos alvarás, as razões mais frequentes para a reprovação ou atraso nas análises, e quais medidas a Secretaria tem adotado para otimizar o fluxo de trabalho. "É fundamental que a prefeitura seja transparente e nos apresente um panorama claro da situação. Com essas informações, poderemos, em conjunto, pensar em soluções eficazes para desburocratizar o processo e garantir que as construções em Palmas avancem", completou Rigol.
A expectativa é que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Regularização Fundiária responda ao oficio nos próximos dias, fornecendo os dados necessários para que o Legislativo e a sociedade possam entender os gargalos e colaborar na busca por maior eficiência na liberação de alvarás na cidade. A agilidade nesses processos é vista como crucial para impulsionar o setor da construção civil e gerar mais empregos e renda em Palmas.
Conselheira em Ação Naides Silva representa o Tocantins na 13ª Conferência Nacional de Direitos Humanos, em Brasília
Retorna a ATS Wanderlei Barbosa renomeia Pedro Cardoso para a presidência da ATS
Nota de Pesar NOTA DE PESAR - Antônio do Bar
Servidores Prefeitura de Palmas paga auxílio-alimentação neste sábado, 9
Conferência LGBTQIA+ Governo do Tocantins promove Conferências Regionais LGBTQIA+ para fortalecer políticas públicas no Estado
Queimadas Defesa Civil de Palmas atua em mais de 100 focos de incêndio em julho Mín. 23° Máx. 30°
Mín. 22° Máx. 28°
ChuvaMín. 21° Máx. 23°
Chuva
Curta Tocantins Diocese abre Inquérito Diocesano do Servo de Deus Padre Luso para beatificação e canonização
Política Alexandre Guimarães encerra e inicia semana com mídia, entregas e presença: por que isso incomoda?
Eventos Covernation faz edição especial de Halloween com noite de tributos e fantasias em Palmas
Plantão Policial Em Paranã, Polícia Civil prende homem apontado como autor de homicídio qualificado