Segunda, 28 de Abril de 2025
Política Entrevista exclusiva

Entrevista Exclusiva: Secretário de Habitação de Araguaína, Claudiel Santos abordou os avanços na política habitacional

Araguaína foi contemplada com mais de 550 unidades habitacionais

26/04/2025 11h43
Por: Redação Fonte: Da redação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O secretário Municipal de Habitação de Araguaína, Claudiel Santos conversou com exclusividade com o site Foco Tocantins e falou dos avanços e desafios na política habitacional no município e destacou os programas de habitação que estão sendo executados, que beneficiarão mais de 550 famílias.  

Foco Tocantins: Secretário, para começarmos, conte um pouco da sua trajetória: quem é Claudiel Santos antes de assumir a Secretaria de Habitação?

Claudiel: Sou Claudiel Machado dos Santos, mais conhecido como Claudiel Santos. Filho de Araguaína, sou casado com Adriana e pai de três filhos: Guilherme, Kayllane e Gabryella.  Sou empresário, formado em Pedagogia, instrutor de trânsito e diretor geral de ensino. Sempre atuei como líder comunitário em minha cidade, realizando diversos trabalhos sociais. 

Em 2016, lancei minha candidatura para uma vaga na Câmara Municipal de Araguaína, onde obtive 444 votos.  Em 2017, fui convidado para assumir a Diretoria de Educação para o Trânsito da ASTT (Agência de Segurança, Transporte e Trânsito). Em 2020, com o reconhecimento pelo trabalho realizado na ASTT, coloquei novamente meu nome à disposição para disputar uma vaga na Câmara Municipal, alcançando a posição de primeiro suplente com 908 votos. 

Posteriormente, fui convidado pelo prefeito eleito, Wagner Rodrigues, para assumir a Secretaria Executiva de Governo. Em 2022, a convite do prefeito Wagner, assumi uma cadeira na Câmara Municipal de Araguaína, onde pude realizar um importante trabalho. Em 2023, recebi o convite do deputado federal Alexandre Guimarães e de seu irmão, Raul Guimarães, para ingressar no MDB. Em 2024, participei novamente das eleições para a Câmara Municipal, ficando novamente como primeiro suplente com 1.256 votos.

Foco Tocantins: Como foi o convite para o senhor assumir a Secretaria de Habitação?

Claudiel: Assim que terminou a apuração das eleições de 2024, o presidente estadual do MDB, deputado federal Alexandre Guimarães, me ligou para parabenizar pela campanha e me fez um convite: "Irmão, tenho uma missão para você". Durante todo o período eleitoral, o deputado Alexandre me deu todo o suporte necessário. Tenho nele um grande companheiro e uma dívida de gratidão.

Foco Tocantins: Para o senhor, quais os desafios das políticas públicas de moradia? 

Claudiel: Não apenas em Araguaína, mas todo o Brasil enfrenta um grande déficit habitacional, com milhões de pessoas em situação de vulnerabilidade e sem acesso a uma moradia adequada. A falta de financiamentos acessíveis para a população de baixa renda é um dos principais entraves, assim como a necessidade de integrar as habitações a um planejamento urbano que priorize qualidade de vida e sustentabilidade.  Nesta nova fase do programa Minha Casa, Minha Vida, o ministro das Cidades, Jader Filho, tem buscado soluções para reduzir esse déficit.

Foco Tocantins: Quais as principais metas da gestão para a Habitação? 

Claudiel: A criação da Secretaria de Habitação foi um grande avanço para a gestão municipal, especialmente com a retomada do programa Minha Casa, Minha Vida. Apesar da gestão anterior ter contemplado mais de 6 mil famílias, o déficit habitacional de Araguaína ainda é grande. Estamos trabalhando fortemente para reduzir esse número e garantir mais moradias para a população.

Foco Tocantins: Como está o andamento do cadastramento para o programa Minha Casa, Minha Vida em Araguaína?

Claudiel: Nesta nova etapa, nossa equipe modernizou todo o sistema de cadastramento, que agora é feito online, sem filas e sem necessidade de os cidadãos madrugarem nas calçadas. Garantimos todo o suporte e transparência nos procedimentos. Em apenas 25 dias, atualizamos 3.500 cadastros. Nossa expectativa é de que quase 9 mil famílias realizem seus cadastros.

Foco Tocantins: Quais são os critérios para participar do programa? 

Claudiel: Para participar da Faixa 1 do programa Minha Casa, Minha Vida, é necessário apresentar: 

- Documentos pessoais do titular; 

- Cadastro Único (CadÚnico); 

- Comprovante de renda (a renda familiar não pode ultrapassar R$ 2.850,00); 

- Não possuir imóvel em seu nome; 

- Residir em Araguaína há pelo menos 5 anos. 

Outras informações e documentos exigidos estão disponíveis no site da Prefeitura.

Foco Tocantins: Araguaína possui algum projeto habitacional em andamento? Onde está sendo executado? 

Claudiel: Graças ao apoio da bancada federal, liderada pelo deputado federal Alexandre Guimarães, Araguaína foi contemplada com a construção de 416 apartamentos. Os projetos são o Condomínio Martins Jorge e o Condomínio São Miguel, ambos localizados no Setor Rodoviário, com obras já iniciadas. Todos os projetos seguem rigorosamente a legislação do Ministério das Cidades.

Foco Tocantins: Qual o valor total do investimento?* 

Claudiel: O investimento total na construção dos 416 apartamentos é de R$ 60 milhões.

Foco Tocantins: Há previsão para novas etapas ou projetos habitacionais em Araguaína?

Claudiel: Sim. Em dezembro de 2024, o deputado federal Alexandre Guimarães, junto com o ministro Jader Filho, nos contemplou com mais 150 unidades habitacionais. A Secretaria de Habitação já está em ritmo acelerado: a área foi escolhida e toda a documentação está regularizada.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Notícias de Araguaína - TO
Palmas, TO
Atualizado às 12h05
28°
Parcialmente nublado

Mín. 22° Máx. 31°

31° Sensação
3.09 km/h Vento
74% Umidade do ar
100% (3.39mm) Chance de chuva
Amanhã (29/04)

Mín. 22° Máx. 31°

Chuvas esparsas
Amanhã (30/04)

Mín. 22° Máx. 31°

Chuvas esparsas