Em um movimento político de peso, os prefeitos das cinco maiores cidades do Tocantins: Palmas, Araguaína, Gurupi, Porto Nacional e Paraíso oficializaram nesta segunda-feira, 14, a formação do chamado “G5 Tocantinense.” Mais do que uma aliança administrativa entre os maiores colégios eleitorais do Estado, o grupo sinaliza um novo momento de articulação política regional.
Os prefeitos, Eduardo Siqueira Campos (Palmas), Wagner Rodrigues (Araguaína), Josi Nunes (Gurupi), Ronivon Maciel (Porto Nacional) e Celso Morais (Paraíso) decidiram unir forças em defesa de pautas comuns às suas gestões, mas também. deixaram claro que a aliança extrapola as fronteiras municipais. E a foto divulgado do encontro do G5 com a presença da senadora Dorinha Seabra (União Brasil) deu o que falar no meio político.
Nos bastidores, o que se diz é que foi discutida a sucessão estadual, e que os cinco declararam apoio à senadora Dorinha Seabra (União Brasil), fortalecendo a pré-candidata ao governo em 2026.
A senadora Dorinha tem se consolidado como liderança nacional na área da educação e com trânsito nos mais diversos setores, ganha agora o respaldo dos gestores que, juntos, concentram boa parte do eleitorado tocantinense. No seu jeito quietinha ela vai construindo alianças e avançando como fogo de monturo.
Se manterem a unidade, o G5 pode ser decisivo nas eleições de 2026. Agora é esperar como vão agir os concorrentes da senadora.
Mín. 22° Máx. 33°
Mín. 22° Máx. 32°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 33°
Chuvas esparsas