O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), inicia, no próximo dia 10, a aplicação da Avaliação Formativa Diagnóstica, parte do Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Tocantins (Saeto). A iniciativa tem o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.
A avaliação, elaborada em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), abrangerá cerca de 160 mil estudantes, sendo 39 mil do 2º e 5º ano do ensino fundamental da rede municipal e, aproximadamente, 123 mil estudantes do 2º ao 9º ano do ensino fundamental e da 1ª à 3ª série do ensino médio da rede estadual.
O secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, enfatiza a importância de todos se envolverem no processo avaliativo. “É um compromisso do Governo do Tocantins promover uma educação para todo o território. Todas as Superintendências Regionais de Educação receberam formação sobre os procedimentos de aplicação dos testes. Queremos identificar com essa primeira aplicação, que é diagnóstica, aquilo que deve ser melhorado. Dessa forma, podemos apontar solução e buscar uma educação que transforme a vida dos nossos estudantes”, concluiu.
Período de Aplicação
Estudantes do ensino fundamental e do ensino médio farão as provas, no formato impresso, entre 10 e 14 de março. No formato digital, para o ensino médio, o prazo se estende até o dia 19 de março.
Saeto
O Saeto visa constituir indicadores e diagnósticos que orientem a formulação de políticas públicas voltadas à qualidade da oferta educacional nas redes municipais e estadual de educação do Tocantins. O Saeto também contempla a elaboração dos Índices de Desempenho Escolar do Estado do Tocantins (Ideto).
A avaliação é aplicada em três fases distintas, sendo duas Avaliações Formativas e uma Avaliação Somativa. A Avaliação Formativa funciona como diagnóstica, em que faz o mapeamento do nível de aprendizagem inicial dos estudantes; e avaliação de acompanhamento, que monitora a progressão da aprendizagem durante o ano letivo.
Por fim, será aplicada a Avaliação Somativa, para verificar as aprendizagens adquiridas no final dos ciclos como anos iniciais, anos finais e ensino médio. O propósito é que, com os dados em mão, sejam implementadas ações corretivas e ajustes no processo educacional, visando preparar melhor os alunos para futuros desafios acadêmicos.
Matrículas Rede Municipal de Ensino de Palmas inicia período de transferências de estudantes nesta segunda, 5
Homenageado Amélio Cayres recebe homenagem da Unirg pela luta para ampliação do ensino superior
Educação Governador Wanderlei Barbosa anuncia pagamento do PCCR da Educação com efeitos retroativos a outubro e mais de 1,3 mil progressões
Ação Parlamentar Deputado Amélio Cayres celebra retomada das obras de creche em São Miguel do Tocantins
Unitins “Oportunidades que não tivemos”: Amélio destaca impacto da nova sede da Unitins em Augustinópolis
Educação Laurez Moreira sanciona novo PCCR da Educação Mín. 21° Máx. 33°
Mín. 23° Máx. 33°
Parcialmente nubladoMín. 22° Máx. 33°
Chuvas esparsas
Eventos Diocese de Miracema recebe evento nacional de juventude católica
Curta Tocantins Arquidiocese de Palmas sedia 2ª Experiência Vocacional Missionária Nacional de Seminaristas
Política Alexandre Guimarães encerra e inicia semana com mídia, entregas e presença: por que isso incomoda?
Plantão Policial Em Paranã, Polícia Civil prende homem apontado como autor de homicídio qualificado