Acontece nesta sexta, 07, a partir das 19h, a abertura da exposição Mapa Afetivo de Palmas: costurando visões femininas. Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o evento vai acontecer na Galeria do NILA, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho e tem como tema os desafios que as mulheres enfrentam no espaço urbano de Palmas.
A mostra esteve em cartaz pela primeira vez em dezembro, no Museu Casa Suçuapara, onde recriou espaços da cidade, sob a ótica das mulheres, através de obras de arte têxtil coletivas e individuais.
Nesta nova exposição, haverá outro layout, consequentemente, produzindo uma narrativa diferente e com a possibilidade de gerar novas sensações aos visitantes. “Além disso, a novidade é que queremos que as pessoas se envolvam com o nosso tema e se sintam estimulados a se manifestarem a respeito”, anuncia Rayssa Carneiro, coordenadora do projeto.
Para isso, além do pôr do sol de Palmas, que já ficou conhecido na última mostra por meio da obra “Inspira, expira e admira o sol”, o Mapa Afetivo vai inaugurar mais duas instalações, ambas interativas e em construção, pois estão abertas para serem complementadas com a participação dos visitantes.
A exposição é resultado do projeto, de mesmo nome, contemplado pelo Edital de Artes da Secretaria de Cultura do Estado do Tocantins, com recursos da Lei Paulo Gustavo. Em rodas de bordado realizadas em 2024, as mulheres conversaram sobre a sua relação com o espaço urbano de Palmas. Estes sentimentos compartilhados foram bordados por elas, mas também inspiraram os trabalhos individuais e coletivos das cinco artistas que integram o projeto.
O bordado é a principal forma de expressão desta mostra, mas as obras produzidas utilizam-se de diversas técnicas de arte têxtil, como: aquarela em tecido, macramê, tecelagem, patchwork, costura criativa e fiber emballage. Destacam-se alguns bordados menos convencionais, como os delicados pássaros bordados com cabelos, de Nathália Patrício Leão; a mistura de bordado e macramê, nas obras de de Jéssica Vieira; e as obras que foram tingidas naturalmente, com pigmentos obtidos com terra, representando o chão de Palmas.
A exposição ficará em cartaz na Galeria do NILA até 21 de março de 2025, de segunda a sexta, das 8h às 22h. A Galeria possui rampa para cadeirantes e todas as obras expostas possuem QR Code com audiodescrição.
Mais informações e acompanhar?
Página do instagram do projeto: @mapaafetivodepalmas
Página do instagram da proponente: @poemar_arte
Fone da Coordenadora: (63) 981013889
Evento Covernation faz edição especial de Halloween com noite de tributos e fantasias em Palmas
Evento MDB Deputado federal Alexandre Guimarães (MDB-TO) participa de evento nacional do MDB e da Fundação Ulysses Guimarães “O Brasil Precisa Pensar o Brasil”
MDB Presente Política pé no chão e olho no olho: Alexandre Guimarães segue fortalecendo o MDB pelo Tocantins
Festejos Taquaralto Festa da Padroeira: Show de Juninho Cassimiro é atração dessa sexta-feira, em Taquaralto
Tocantins 37 anos Aniversário do Tocantins expõe mudanças no jogo político: cerimônia discreta, ausência popular e sinais de rompimentos estratégicos
Festejos Taquaralto Festa da Padroeira 2025: Taquaralto se prepara para dez dias de fé, devoção e confraternização Mín. 21° Máx. 24°
Mín. 21° Máx. 27°
ChuvaMín. 21° Máx. 29°
Tempo nublado
Curta Tocantins Robinho Estilizado lança DVD ao vivo em Brasília e fortalece presença no cenário nacional
Política Alexandre Guimarães encerra e inicia semana com mídia, entregas e presença: por que isso incomoda?
Eventos Covernation faz edição especial de Halloween com noite de tributos e fantasias em Palmas
Plantão Policial Em Paranã, Polícia Civil prende homem apontado como autor de homicídio qualificado