O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, acompanhado do secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Jaime Café, recebeu nesta quinta-feira, 27, o chefe do Escritório da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) de Brasília, Sibá Machado. O encontro, realizado na sala de reuniões do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, também contou com a presença de secretários de Estado e demais autoridades para discutir a concessão de linhas de crédito voltadas à agricultura familiar e ao agronegócio.
Durante o encontro, o governador Wanderlei Barbosa destacou a importância do setor agropecuário para o desenvolvimento econômico do Tocantins e ressaltou o compromisso do governo estadual com o fortalecimento das cadeias produtivas. "Nós compreendemos a força da nossa economia por meio do agro, que é a vertente que mais cresce no estado. Precisamos fortalecer também os pequenos e médios produtores e já temos diversos projetos em andamento para isso. Agradecemos por sua visita, Sibá Machado, e queremos conhecer melhor os projetos que você traz para que possamos implementá-los no Tocantins. Temos uma parceria firmada com o governo federal e trabalhamos para que esse relacionamento seja cada vez mais produtivo, beneficiando todos os setores", afirmou o governador durante discurso.
Além da liberação de crédito para produtores rurais, o encontro também abordou a possibilidade de trazer ao Tocantins uma consultoria especializada na suinocultura. “São dois pontos da nossa visita. A Sudam está trabalhando muito para tentar destravar o crédito, seja para o grande empresário ou para o médio empresário; seja para os pequenos da cidade ou para os pequenos da zona rural. Nós estamos trazendo o modelo de um fundo garantidor para dar maior robustez a esse tipo de investimento, liberar crédito. O segundo ponto se deve ao fato de que, aqui no Tocantins, há uma pequena experiência com a suinocultura e nós, agora, queremos trazer uma consultoria para apoiar um maior investimento. É importante impulsionar a suinocultura, com frigorífico e fábrica de ração, e também trazer a agricultura familiar para participar deste investimento. Esses são os dois pontos que nós estamos tratando hoje [quinta-feira, 27] no estado do Tocantins”, explicou o chefe do Escritório da Sudam em Brasília, Sibá Machado.
O secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Jaime Café, destacou que a reunião foi uma oportunidade para discutir projetos e programas voltados ao desenvolvimento da região amazônica, com foco na agropecuária do Tocantins. “O Governo do Estado, com secretários e presidentes de autarquias, recebe o chefe do escritório da Sudam em Brasília, Sibá Machado, para tratar de iniciativas que possam fortalecer a nossa economia. Também contamos com a presença do presidente da Cresol, cooperativa que atua na concessão de crédito por meio de um fundo garantidor, apoiando pequenos empreendimentos em diversas áreas, como construção civil, produção agrícola, agroindústria e turismo. Nosso objetivo é atrair investimentos e fortalecer as cadeias produtivas do Estado, especialmente a agropecuária”, ressaltou o secretário.
Garanticoop
Durante a reunião, o presidente da Cresol Transamazônica, Arcílio Segundo, apresentou a Garanticoop, uma sociedade de garantia de crédito voltada a auxiliar pequenos empreendedores no acesso a financiamento. "A Garanticoop foi criada para fornecer a carta de fomento, que dá o suporte necessário principalmente a pequenos produtores e comerciantes que, atualmente, enfrentam dificuldades no acesso ao crédito, devido à falta de documentação, especialmente na área rural", comentou Arcílio Segundo.
A Garanticoop também oferece benefícios como alavancagem de até 10 vezes em relação aos aportes, recursos alocados em conta específica, processo 100% digital, garantia de até 80% do valor da operação com taxas a partir de 0,15% ao mês para associados, além de prazos conforme a política da instituição financeira e análise de crédito em até oito horas.
Presenças
Estiveram presentes na reunião o superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) no Tocantins, Diego Montelo; o secretário-chefe da Casa Civil, Deocleciano Gomes; o secretário de Parcerias e Investimentos, Thomas Jefferson; o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Beto Lima; o secretário de Estado da Fazenda, Donizeth Silva; o secretário de Estado da Comunicação, Márcio Rocha; o presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Osires Damaso; o diretor-presidente da Tocantins Parcerias, Aleandro Lacerda; o presidente da Agência de Fomento, Lyndon Johnson; o presidente da Agência de Mineração do Tocantins (Ameto), Milton Neris; e a presidente da Companhia de Mineração do Tocantins (Mineratins), Lina Ester.
LDO 2026 LDO 2026: Emendas de Amélio Cayres priorizam infraestrutura no Bico e curso de Medicina em Dianópolis
Recomendação do MPTO MPTO recomenda suspensão de cobrança de taxa de vistoria por imobiliárias de Palmas
Taquaruçu Prefeitura de Palmas atende vereador Marilon Barbosa e construirá feira coberta em Taquaruçú
Pagamento antecipado Governo do Tocantins antecipa pagamento dos servidores e repasse do piso da enfermagem para a terça-feira, 26
Pagamento na Conta Governo do Tocantins antecipa pagamento dos servidores para esta quinta-feira, 24
Investimento no TO Em Palmeirante, governador Wanderlei Barbosa participa da inauguração de empresa de fertilizantes que investiu mais de R$ 400 milhões no Tocantins Mín. 19° Máx. 35°
Mín. 23° Máx. 38°
Parcialmente nubladoMín. 25° Máx. 38°
Chuvas esparsas
Política Vilmar de Oliveira propõe título de Cidadão Tocantinense a Jaime Café
Curta Tocantins Marilon Barbosa inaugura a TV Câmara Municipal de Palmas
Eventos Covernation faz edição especial de Halloween com noite de tributos e fantasias em Palmas
Plantão Policial Em Paranã, Polícia Civil prende homem apontado como autor de homicídio qualificado