Na segunda-feira (24), a vereadora Karina Café (Republicanos) prestigiou o evento em celebração ao Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil, um ato ocorrido há 93 anos. A iniciativa ocorreu na Câmara Municipal; foi promovida pela Secretaria Municipal da Mulher e contou com palestras voltadas à democracia e ao papel da mulher na política.
Durante o evento, especialistas e lideranças femininas destacaram os avanços conquistados ao longo dos anos e os desafios que ainda precisam ser superados para ampliar a representatividade feminina nos espaços de poder. “O protagonismo feminino na política é essencial para uma sociedade mais justa e representativa. Seguimos firmes na defesa dos direitos das mulheres e na construção de um futuro com mais oportunidades para todas”, enfatizou Karina Café.
A secretária municipal da Mulher, Solange Duailibe, ressaltou a relevância da data e a necessidade de fortalecer a participação feminina na política. “O direito ao voto foi uma grande conquista, mas ainda temos um longo caminho para garantir que as mulheres tenham voz ativa na tomada de decisões. Eventos como este são fundamentais para incentivar mais mulheres a ocuparem seus espaços”.
O evento reforçou a importância de incentivar a participação feminina na política e fomentar políticas públicas que garantam mais espaço e voz para as mulheres, promovendo uma sociedade mais igualitária e democrática.
O voto feminino
Em 24 de fevereiro de 1932, o Brasil deu um passo histórico em direção à igualdade de direitos com a conquista do voto feminino. A data marca a assinatura do Código Eleitoral por Getúlio Vargas, que garantiu às mulheres o direito de votar e serem votadas pela primeira vez na história do país.
A luta pela participação feminina na política teve início décadas antes da oficialização do voto. Um dos nomes mais importantes desse movimento foi a advogada e professora potiguar Celina Guimarães Viana, a primeira mulher a se alistar como eleitora no Brasil, em 1927, no Rio Grande do Norte. O estado, pioneiro na causa, aprovou legislação local que permitia o voto feminino antes da determinação nacional.
Atualmente, 93 anos após essa importante conquista, as mulheres representam cerca de 53% do eleitorado brasileiro, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Entretanto, a sub-representação nos cargos políticos ainda é uma realidade. As mulheres ocupam pouco mais de 18% das cadeiras na Câmara dos Deputados, evidenciando que a luta por maior igualdade na política continua.

Ação Parlamentar Vereadora Delma Freitas solicita realização de ação tapa buraco
Política Câmara Municipal de Palmas convoca sessões extraordinárias para o dia 29 de janeiro para votar PPA 2026-2029, LOA e reeleição na Mesa Diretora
Será se incomoda? Alexandre Guimarães encerra e inicia semana com mídia, entregas e presença: por que isso incomoda?
Ação Parlamentar Sob liderança de Amélio Cayres, Aleto consolida curso de Inglês e entrega mais de 50 certificados
Homem de palavra Dia movimentado para Alexandre Guimarães nas redes sociais.
Cidadão Tocantinense Vilmar de Oliveira propõe título de Cidadão Tocantinense a Jaime Café Mín. 21° Máx. 33°
Mín. 23° Máx. 33°
Tempo nubladoMín. 22° Máx. 31°
Chuvas esparsas
Curta Tocantins Governo do Tocantins institui comissão organizadora do concurso da Saúde que vai ofertar mais de 5 mil vagas no estado
Plantão Policial Homem condenado a 12 anos por estupro de vulnerável é preso pela Polícia Civil em Araguaína
Política Vereadora Delma Freitas solicita realização de ação tapa buraco
Eventos Espaço Cultural recebe exposição gratuita que celebra a tradição junina