Concluído o processo de escolha dos membros e de presidentes e vice-presidentes das Comissões Permanentes da Câmara Municipal de Palmas a percepção é que há um equilíbrio entre os dois blocos formados. O primeiro liderado pelo vereador Carlos Amastha que conseguiu juntar oito partidos PP, PSB, PSDB, PT, Podemos, Avante, MDB e PRD tornando-se um bloco robusto. Do outro lado Republicanos, PL e Solidariedade se juntaram e conseguiram bons resultados. Além disso, o vereador Rubens Uchôa (União) preferiu ficar fora como minoria para cavar espaços nas Comissões.
Como ficou?
O blocão dos 8 ficou com a presidência de três Comissões: Finanças, Tributação, Fiscalização e Controle; Direitos da Mulher; Segurança Pública. Já o bloco dos 3, ficou com a CCJ, Administração Pública, Urbanismo e Infraestrutura Municipal; Políticas Públicas Sociais; Cidadania, Direitos Humana, Meio Ambiente e Ética e Decoro Parlamentar.
O retrato é de um 4 x 3 para qualquer dos lados que você quiser. Isto porque a vereadora Iolanda Castro que é do Republicanos assumiu a presidência da Comissão de Políticas Públicas, e embora pertença ao bloco dos 3 tem um alinhamento no grupo dos 8.
A surpresa
Numa votação que parecia tranquila com os acordos entre os blocos aparentemente certos, o líder do bloco dos 8, Carlos Amastha só percebeu uma manobra do grupo dos 3 para conseguir a presidência da Comissão de Administração Pública, Urbanismo e Infraestrutura Municipal depois que não havia mais remédio. Ainda tentou retirar a vereadora Delma Freitas de uma Comissão e causou um mal estar grande entre os parlamentares. Já era tarde e ele não conseguiu emplacar Alex Mascarenhas (MDB) onde tinha articulado. Conclusão: viu a vereadora Karina Café se eleger presidente da Comissão numa dobradinha com Delma Freitas.
Amastha sentiu o parlamento
A derrota na Comissão de Administração Pública, Urbanismo e Infraestrutura Municipal vai ser a primeira creditada na conta de Amastha, que após perceber as reações, inclusive de aliados, teve que voltar atrás, e até se justificar por meio de nota à imprensa.
Protagonismo Feminino
Uma boa notícia desta história foi ver o protagonismo feminino na composição das Comissões. Além de emplacar Karina e Delma na presidência e vice respectivamente na Comissão de Administração Pública, Urbanismo e Infraestrutura Municipal, ainda fechou a Comissão de Assuntos dos Direitos da Mulher com Mary Cats presidente e Karina Café de vice e na Comissão de Políticas Públicas Sociais assumiu a presidência, Iolanda Castro e a vice-presidência ficou com Mary Cats. Das sete Comissões três estão sob o comando das mulheres.
Agora vai
Após a definição das Comissões os projetos de leis poderão tramitar para deliberações.
Ação Parlamentar Vereadora Delma Freitas solicita realização de ação tapa buraco
Política Câmara Municipal de Palmas convoca sessões extraordinárias para o dia 29 de janeiro para votar PPA 2026-2029, LOA e reeleição na Mesa Diretora
Será se incomoda? Alexandre Guimarães encerra e inicia semana com mídia, entregas e presença: por que isso incomoda?
Ação Parlamentar Sob liderança de Amélio Cayres, Aleto consolida curso de Inglês e entrega mais de 50 certificados
Homem de palavra Dia movimentado para Alexandre Guimarães nas redes sociais.
Cidadão Tocantinense Vilmar de Oliveira propõe título de Cidadão Tocantinense a Jaime Café Mín. 21° Máx. 33°
Mín. 23° Máx. 33°
Tempo nubladoMín. 22° Máx. 31°
Chuvas esparsas
Curta Tocantins Governo do Tocantins institui comissão organizadora do concurso da Saúde que vai ofertar mais de 5 mil vagas no estado
Plantão Policial Homem condenado a 12 anos por estupro de vulnerável é preso pela Polícia Civil em Araguaína
Política Vereadora Delma Freitas solicita realização de ação tapa buraco
Eventos Espaço Cultural recebe exposição gratuita que celebra a tradição junina