Concluído o processo de escolha dos membros e de presidentes e vice-presidentes das Comissões Permanentes da Câmara Municipal de Palmas a percepção é que há um equilíbrio entre os dois blocos formados. O primeiro liderado pelo vereador Carlos Amastha que conseguiu juntar oito partidos PP, PSB, PSDB, PT, Podemos, Avante, MDB e PRD tornando-se um bloco robusto. Do outro lado Republicanos, PL e Solidariedade se juntaram e conseguiram bons resultados. Além disso, o vereador Rubens Uchôa (União) preferiu ficar fora como minoria para cavar espaços nas Comissões.
Como ficou?
O blocão dos 8 ficou com a presidência de três Comissões: Finanças, Tributação, Fiscalização e Controle; Direitos da Mulher; Segurança Pública. Já o bloco dos 3, ficou com a CCJ, Administração Pública, Urbanismo e Infraestrutura Municipal; Políticas Públicas Sociais; Cidadania, Direitos Humana, Meio Ambiente e Ética e Decoro Parlamentar.
O retrato é de um 4 x 3 para qualquer dos lados que você quiser. Isto porque a vereadora Iolanda Castro que é do Republicanos assumiu a presidência da Comissão de Políticas Públicas, e embora pertença ao bloco dos 3 tem um alinhamento no grupo dos 8.
A surpresa
Numa votação que parecia tranquila com os acordos entre os blocos aparentemente certos, o líder do bloco dos 8, Carlos Amastha só percebeu uma manobra do grupo dos 3 para conseguir a presidência da Comissão de Administração Pública, Urbanismo e Infraestrutura Municipal depois que não havia mais remédio. Ainda tentou retirar a vereadora Delma Freitas de uma Comissão e causou um mal estar grande entre os parlamentares. Já era tarde e ele não conseguiu emplacar Alex Mascarenhas (MDB) onde tinha articulado. Conclusão: viu a vereadora Karina Café se eleger presidente da Comissão numa dobradinha com Delma Freitas.
Amastha sentiu o parlamento
A derrota na Comissão de Administração Pública, Urbanismo e Infraestrutura Municipal vai ser a primeira creditada na conta de Amastha, que após perceber as reações, inclusive de aliados, teve que voltar atrás, e até se justificar por meio de nota à imprensa.
Protagonismo Feminino
Uma boa notícia desta história foi ver o protagonismo feminino na composição das Comissões. Além de emplacar Karina e Delma na presidência e vice respectivamente na Comissão de Administração Pública, Urbanismo e Infraestrutura Municipal, ainda fechou a Comissão de Assuntos dos Direitos da Mulher com Mary Cats presidente e Karina Café de vice e na Comissão de Políticas Públicas Sociais assumiu a presidência, Iolanda Castro e a vice-presidência ficou com Mary Cats. Das sete Comissões três estão sob o comando das mulheres.
Agora vai
Após a definição das Comissões os projetos de leis poderão tramitar para deliberações.
Será se incomoda? Alexandre Guimarães encerra e inicia semana com mídia, entregas e presença: por que isso incomoda?
Ação Parlamentar Sob liderança de Amélio Cayres, Aleto consolida curso de Inglês e entrega mais de 50 certificados
Homem de palavra Dia movimentado para Alexandre Guimarães nas redes sociais.
Cidadão Tocantinense Vilmar de Oliveira propõe título de Cidadão Tocantinense a Jaime Café
Politica Ex-prefeita de Palmas manda recado direto ao atual gestor nas redes sociais
Nota de Pesar NOTA DE PESAR - Antônio do Bar Mín. 21° Máx. 29°
Mín. 22° Máx. 30°
ChuvaMín. 22° Máx. 28°
Chuva
Curta Tocantins Diocese abre Inquérito Diocesano do Servo de Deus Padre Luso para beatificação e canonização
Política Alexandre Guimarães encerra e inicia semana com mídia, entregas e presença: por que isso incomoda?
Eventos Covernation faz edição especial de Halloween com noite de tributos e fantasias em Palmas
Plantão Policial Em Paranã, Polícia Civil prende homem apontado como autor de homicídio qualificado