Conforme cronograma do calendário de matrículas da rede municipal de ensino de Palmas para o ano letivo de 2025, divulgado pela Secretaria Municipal da Educação (Semed), inicia na segunda-feira, 6, e segue até sexta-feira, 10, a 1ª etapa de matrículas com a transferência automática entre as unidades da rede.
Todo o processo de matrículas da rede municipal de ensino é realizado por meio do Sistema Integrado de Matrículas de Palmas (SIMPalmas), uma plataforma digital que abrange desde os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) até as unidades que atendem os alunos do Ensino Fundamental, em escolas de tempo parcial e integral.
Passado o período de transferência automática, no dia 13 de janeiro, o Sistema será aberto para que os pais e responsáveis que desejarem, por interesse próprio, solicitar transferência entre as unidades da rede. O prazo para as providências necessárias será de 13 a 17 de janeiro. Essa solicitação de transferência por interesse próprio é uma oportunidade para realocar os alunos em outras unidades desejadas, de acordo com a disponibilidade de vagas. O período para a efetivação da matrícula dos alunos que tiverem a solicitação de transferência deferida pelo SIMPalmas será de 20 a 24 de janeiro.
Matrícula de Alunos Novatos
O prazo para a solicitação de matrícula de alunos novatos inicia no dia 20 e segue até o dia 24 de janeiro de 2025. Os alunos novatos classificados nesta primeira etapa da seleção terão o prazo de cinco dias úteis, entre 27 e 31 de janeiro, para comparecer às unidades educacionais e efetivar a matrícula.
Cadastro
Por meio do SIMPalmas, os interessados em pleitear uma vaga em uma das 82 unidades educacionais da rede podem fazer o cadastro, acompanhar a disponibilidade de vagas por unidade de ensino e verificar sua classificação na lista de espera. Para a classificação, são considerados os critérios estabelecidos na Portaria Semed nº 0370, de 19 de outubro de 2023.
Matrículas
Para efetivar a matrícula, os pais ou responsáveis devem comparecer à unidade educacional com os documentos pessoais da criança, declaração de transferência ou histórico escolar (exceto para Educação Infantil e Pré-escolar), foto 3×4 recente, fotocópias da certidão de nascimento, do comprovante de endereço atualizado, do cartão de vacinação atualizado (para crianças de até 10 anos), do cartão SUS, CPF, título de eleitor (para maiores de 18 anos) e carteira de reservista/CDI (para homens maiores de 18 anos).
Todos os critérios informados no cadastro deverão ser comprovados documentalmente no ato da efetivação da matrícula. É importante ressaltar que o responsável deve proceder à efetivação da matrícula dentro do período de vigência da lista de classificação do SIMPalmas e dentro do horário de funcionamento da secretaria da unidade escolar.
Estudo Prefeitura de Palmas apresenta estudos para requalificação dos acessos à rotatória na BR-010, em Taquaralto
Futebol Capital FC encerra preparação no Nilton Santos e foca na estreia diante do Araguaína
Obras em andamento Obras do Residencial Parque dos Ipês I, II e III alcançam 70% de execução e entram na fase final
Urbanismo Prefeitura de Palmas regulamenta novos procedimentos para aprovação de projetos arquitetônicos e urbanísticos na Capital
Exposição Museu Casa Suçuapara, no Parque Cesamar, recebe exposição com descobertas arqueológicas palmenses
Tapa-buracos Prefeitura de Palmas afirma que operação taapa-buracos segue nas principais avenidas da Capital Mín. 22° Máx. 34°
Mín. 21° Máx. 29°
ChuvaMín. 21° Máx. 27°
Chuva
Plantão Policial Polícia Civil deflagra 4ª fase da Operação Viúva Negra e cumpre mandados contra suspeitos de apoiar duplo homicídio de pastores em Pium
Curta Tocantins Governo do Tocantins institui comissão organizadora do concurso da Saúde que vai ofertar mais de 5 mil vagas no estado
Política Vereadora Delma Freitas solicita realização de ação tapa buraco
Eventos Espaço Cultural recebe exposição gratuita que celebra a tradição junina