Após o resultado final das eleições em Palmas, o Ministério Público do Tocantins (MPTO) fez recomendações administrativas à Câmara Municipal, ao Conselho Municipal de Saúde e à Secretária Municipal de Saúde a respeito dos trâmites para a mudança de gestões à frente da pasta de Saúde na prefeitura da capital. O documento com as orientações foi encaminhado aos órgãos na quarta-feira, 30, pela 27ª Promotoria de Justiça da Capital.
Com base em uma iniciativa do MPTO, a Promotoria sugere ao município o cumprimento das medidas e a transferência do Plano Municipal de Saúde (PMS). Também é necessária a entrega dos relatórios de gestão (anuais e quadrimestrais), incluindo auditorias e a execução orçamentária, apresentados no sistema DigiSUS para prestação de contas.
No âmbito do Fundo Municipal de Saúde, devem ser repassadas informações sobre a estrutura e as fontes de receitas, bem como um inventário detalhado das contas e dos contratos vigentes. Quanto a licitações e contratos, é preciso detalhar os processos licitatórios, os contratos e os aditivos, incluindo os prazos de vencimento e as fases de prestação de contas. Também há necessidade de obediência quanto a transparência e Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) na passagem de acessos e senhas dos sistemas oficiais de saúde.
Quanto ao Conselho Municipal de Saúde, realizar a entrega da documentação relacionada ao órgão. No que se refere ao pessoal e à estrutura, tem de ser compartilhada a relação detalhada do quadro de pessoal, incluindo cargos comissionados, plantões e vagas abertas, bem como o estado de contratos e convênios. Recomendou-se, da mesma forma, que a Câmara Municipal e o Conselho de Saúde auxiliem na fiscalização do processo de transição.
Conforme o documento, todas as informações com as providências para cumprimento da demanda têm de ser encaminhadas à Promotoria de Justiça nas próximas semanas, como reforça a promotora Araína Cesárea. “Buscamos ter uma atuação proativa, efetiva, preventiva e resolutiva, respeitando as competências constitucionais”, destaca.
Relacionamento Agro Karina Café e parlamentares do Agro buscam novas parcerias com o Ruraltins para fortalecer o produtor rural palmense
Ação Parlamentar Frente Parlamentar do Agro, coordenada pela vereadora Karina Café, realiza reunião com o secretário de Agricultura de Palmas para alinhar prioridades do desenvolvimento rural*
Progressão Prefeitura de Palmas concede mais de 150 progressões horizontais a servidores da Educação
Visitas Vereadora Karina Café visita a Casa da Mulher Brasileira e conhece o “Projeto Ponto de Partida”
Recomendação do MPTO MPTO recomenda suspensão de cobrança de taxa de vistoria por imobiliárias de Palmas
Ação Parlamentar Vereadora Karina Café participa da assinatura da Ordem de Serviço que marca novo ciclo de desenvolvimento no Jardim Aureny III Mín. 24° Máx. 36°
Mín. 24° Máx. 38°
Chuvas esparsasMín. 25° Máx. 38°
Chuvas esparsas
Curta Tocantins Marilon Barbosa inaugura a TV Câmara Municipal de Palmas
Eventos Covernation faz edição especial de Halloween com noite de tributos e fantasias em Palmas
Política Ex-prefeita de Palmas manda recado direto ao atual gestor nas redes sociais
Plantão Policial Em Paranã, Polícia Civil prende homem apontado como autor de homicídio qualificado