Como parte da programação da 56ª Exposição Agropecuária de Araguaína (Expoara), ocorreu neste domingo, 2, a tradicional Cavalgada, que este ano chega à sua 34ª edição. O evento contou com a participação do governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa; e da primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero.
Nesta edição, foram cerca de 50 comitivas participantes, com um público estimado em mais de 100 mil pessoas. O governador Wanderlei Barbosa percorreu o trajeto ao lado de autoridades e milhares de cavaleiros e amazonas, destacando a importância do evento dentro da programação da exposição agropecuária. “É uma honra participar de um evento tão significativo para nossa cultura e nossa história. A Cavalgada de Araguaína é um exemplo de como podemos unir tradição e responsabilidade, especialmente com o foco no bem-estar dos animais”, declarou o governador Wanderlei Barbosa.
A cavalgada teve início na Avenida Bernardo Sayão, passando pelas principais ruas e avenidas da cidade, até o Parque de Exposições Dair José Lourenço, completando um percurso de 4 km.
“Eventos como esse fortalecem as raízes do agronegócio. Temos aqui um evento bonito, respeitoso, harmônico, o que se alinha à proposta da gestão do governador Wanderlei Barbosa”, ressaltou o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Jaime Café.
Responsabilidade e bem-estar dos animais
Neste ano, a organização da cavalgada adotou uma postura firme quanto ao tratamento dos equídeos, protagonistas do evento. A premiação, que reconhecerá as cinco melhores comitivas, levou em consideração os critérios como os bons tratos aos animais. A premiação será uma moto para a primeira colocada e prêmios em dinheiro para os outros quatro colocados.
Uma das novidades desta edição foi a instalação de uma tenda de pronto atendimento e pronto socorro para os animais, fruto de uma parceria com a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Além disso, a segurança do evento foi amplamente reforçada com o apoio da Polícia Militar do Tocantins (PMTO), Cavalaria Montada da PM, Departamento Estadual de Trânsito (Detran/TO), Guarda Municipal, Agência de Segurança, Trânsito e Transporte (ASTT) e outros órgãos de fiscalização.
O presidente do Sindicato Rural de Araguaína (SRA), Wagner Borges, comemorou o sucesso da 34ª edição. “Estamos diante de um evento enorme, quem esteve aqui prestigiou uma festa bonita. Agradecemos imensamente a presença do nosso governador Wanderlei Barbosa e a todos que participaram da edição da cavalgada”, finalizou o presidente do sindicato.
Saúde Araguaína SAÚDE DE ARAGUAÍNA RECEBE R$ 1 MILHÃO DE EMENDA DE VICENTINHO ARTICULADO POR THIAGO COSTA
Tropeada Olyntho Neto participa da 18ª Tropeada da Integração de Nossa Senhora Aparecida
Ação Parlamentar Vereador de Araguaína e pré-candidato a deputado estadual, Marcos Duarte participa da EBADETINS e ENOADETINS
Ação Parlamentar Marcos Duarte acompanha obras do Parque Raizal e participa da abertura da Feira do Trânsito 2026 em Araguaína
Preso Proprietário de residencial em Araguaína tem prisão preventiva decretada por porte de arma restrita
PEC dos Vereadores Thiago Costa reage à PEC contra vereadores e dispara: “Se o cargo é uma merda, talvez tenha sido o mandato dele” Mín. 21° Máx. 35°
Mín. 21° Máx. 36°
Tempo limpoMín. 23° Máx. 35°
Tempo limpo
Eventos Duda Ruas celebra nova fase da carreira com lançamento do EP “Bonita Demais Pra Sofrer” em Palmas
Política Marilon Barbosa apresenta 28 requerimentos e agradece prefeito por obras durante a realização do Taquaruçu, capital por um dia
Plantão Policial Em Miracema, Polícia Civil prende homem por tentativa de feminicídio
Curta Tocantins Eleitores têm 30 dias para tirar título e regularizar cadastro para votar nas Eleições 2026