Quinta, 21 de Novembro de 2024
Cultura Gastronomia

Em Taquaruçu, família promove evento para manter viva a culinária dos seus antepassados

A família Rodrigues de Oliveira preserva a cultura culinária dos pais.

11/03/2024 09h12 Atualizada há 8 meses
Por: Redação Fonte: Da redação
Divulgação
Divulgação

A Família Rodrigues de Oliveira, do Distrito de Taquaruçu promoveu neste domingo, 10, a 3ª edição de um evento gastronômico denominado de “Jogo de Panelas,” que tem o objetivo de manter viva, a tradição culinária dos seus antepassados. O evento reuniu familiares e amigos que prestigiaram os deliciosos pratos apresentados. 

Dez pratos concorreram nesta edição, nas categorias salgado e doce. E a escolha dos pratos vencedores foi feita por meio de apresentação para um corpo de jurados, que avaliaram, além do sabor, a apresentação, os ingredientes típicos da culinária da família e a história afetiva de cada um dos pratos. 

Na categoria prato salgado o vencedor foi o prato “Terra de Terê” de Ianara Sândila Oliveira, o 2º colocado foi, Mandiocadinho (Um afago no coração) de Hayanna Rodrigues e o 3º colocado, Éramos 3 de Welcton de Oliveira. E na categoria doce, venceu o prato Açúcar e Afeto de Eriane Rodrigues, o segundo colocado foi o prato, No Tempo do Biso de Gabriela Gomes e o terceiro colocado foi o Sabor de Infância de Gisley Gomes.   

Os pratos da categoria doce levaram o Prêmio Antônio Ponciano de Oliveira, o patriarca da família. Já os pratos salgados ficaram com o Prêmio Terezinha Rodrigues Lima, matriarca da família. 

Segundo a idealizadora do evento, Eliene Rodrigues de Oliveira, o Jogo de Panelas surgiu após o falecimento dos pais e a necessidade de manter a família unida. “Daí surgiu a ideia de criar um evento culinário, porque quando nossos pais eram vivos a gente sempre reunia em datas comemorativas ou mesmo finais de semana para apreciar a comidinha caseira na casa deles e já estamos na terceira edição, e essa foi muito especial porque homenageamos nossos pais com a criação dos dois prêmios,” disse Eliene Rodrigues, acrescentando que os participantes dedicaram profundamente na culinária da família e apresentaram pratos fantásticos.

A antropóloga, Simone Moura avaliou o aspecto e a relevância do resgate da culinária de família. “Este evento me deixou emocionada, porque é o resgate da identidade da família, principalmente, neste momento em que estamos vivendo agora com a contemporaneidade, e a gente chegar num lugar que tem um encontro de culinária de família fazendo um resgate da alimentação é incrível. Vendo famílias como esta que promove o sentar com os amigos, o resgate dos sabores, não tem coisa mais gostosa de se ver, na identidade de cada prato, nas poesias recitadas. E por fim, ver uma bisneta fazer um prato do bisavô, mostra a árvore genealógica do tempo afetivo, que está sendo preservada,” ressaltou Simone Moura.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Curta Tocantins
Sobre Curta Tocantins
Bastidores da politica, esporte, entretenimento!
Palmas, TO
Atualizado às 06h04
23°
Tempo limpo

Mín. 22° Máx. 36°

24° Sensação
0.51 km/h Vento
88% Umidade do ar
100% (2.24mm) Chance de chuva
Amanhã (22/11)

Mín. 23° Máx. 35°

Chuva
Amanhã (23/11)

Mín. 21° Máx. 35°

Chuva