O vereador Marilon Barbosa participou nesta quarta-feira, 28, do lançamento do Projeto Sementinhas do Cerrado, executado pelo Governo do Tocantins por meio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). O lançamento ocorreu no Colégio Estadual Rural do Assentamento Entre Rios.
Segundo a Semarh, o projeto tem o objetivo de promover conhecimento e conscientização a respeito do meio ambiente, consumo consciente e sustentabilidade, para incentivo à prática de ações de preservação e desenvolvimento sustentável.
Durante o evento, o vereador Marilon Barbosa expressou sua paixão por projetos que envolvem o homem do campo, pois reconhece a importância dos recursos naturais, da fauna e da flora para a vida na área rural e afirmou que, “é preciso oferecer incentivo de estrutura para o desenvolvimento de projetos como o Sementinhas do Cerrado, pois visa a preservação ambiental, o que é muito importante para o crescimento econômico do Estado a partir de uma produção sustentável, além de valorizar o trabalho de fiscalização, que contribui muito para a preservação do nosso meio ambiente. Portanto, é importante estarmos juntos abraçando essa responsabilidade” destacou Marilon Barbosa.
O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis, ressaltou que “levar conhecimento, promover a conscientização dos jovens sobre o quanto é importante cuidarmos e vivermos em harmonia com o meio ambiente é um dos objetivos do projeto Sementinhas do Cerrado e todos nós temos esse compromisso. Precisamos mudar as pessoas para mudar o mundo. Com a educação ambiental a partir da infância, essas crianças serão adultos com um olhar diferenciado, pois vão entender a importância das árvores, das águas e dos animais para a vida de todos”, pontuou.
Durante o evento foi apresentado o viveiro com capacidade para produção de 10 mil mudas/ano de espécies nativas do cerrado e frutíferas implantado pela Semarh na unidade de ensino. Na ocasião, também foi realizado um plantio simbólico de mudas, além de atividades como pinturas faciais nas crianças, entrega de cartilhas, sementes e mudas para o plantio, além de exposições dos processos de artesanato, compostagem e seleção de resíduos.
Projeto Sementinhas
O Projeto Sementinhas do Cerrado é uma ação da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, que tem como objetivo maximizar a consciência ambiental dos estudantes, visando desenvolver uma consciente preocupação com o ambiente e com os problemas que lhe são associados.
Com o formato de visitas in loco nas escolas pré-selecionadas, o projeto tem a meta de levar educação ambiental para 300 estudantes, incluindo também escolas indígenas e quilombolas. As equipes vão percorrer seis municípios do Tocantins, no ano letivo de 2024 e serão realizados encontros semestrais.
Nesta edição, serão contempladas as cidades de Palmas, Itacajá, Tocantinópolis, Almas, Lagoa da Confusão e Tocantínia, podendo ocorrer alteração. No segundo semestre, serão realizadas as visitas de monitoramento das atividades desenvolvidas nas escolas dos municípios contemplados.
Integrantes parceiros
Além da Semarh, neste projeto, o Governo do Tocantins conta com a colaboração do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais do Tocantins (Sepot).
Mín. 21° Máx. 31°
Mín. 22° Máx. 35°
ChuvaMín. 23° Máx. 33°
Chuva