No último sábado, 17, o Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) em parceria com a AR Inovações e BrDot lançou o projeto de pesquisa SafeCows, que consiste em biocápsulas para estudo de parâmetros fisiológicos em vacas leiteiras. O projeto tem como objetivo transformar o panorama da pecuária ao monitorar vacas leiteiras.
Para Rodrigo Junco, cofundador da BrDot, startup que oferece a tecnologia das biocápsulas, o projeto traz inovação para o estado do Tocantins. “É super bacana termos iniciado esse projeto testando a tecnologia das biocápsulas bovinas e trazendo inovação para a região juntamente com o UniCatólica e AR inovações. Estamos muito felizes, já olhando os próximos passos extraindo o máximo de conhecimento para todos nós”, declara.
A biocápsula é inserida por meio de um aplicador que a leva até o início do esôfago e por ser lisa e ter certo peso é deglutida de forma natural. “É um procedimento simples, não invasivo e totalmente seguro, o animal pode ficar mais agitado pela contenção, mas dura menos de cinco minutos, logo em seguida ele já segue sua rotina normalmente”, explica o professor do curso de medicina veterinária da instituição, Me. Eudes Vieira Castro.
Alojada no rúmen, a biocápsula gera informações relacionas à temperatura ruminal, aos movimentos peristálticos do rúmen e à movimentação desse animal a cada 15 minutos. Essas informações são muito importantes porque a temperatura ruminal fornece um indicativo da saúde, do ciclo estral e da questão de produção das vacas. “Se o animal está com estresse térmico, por exemplo, a produtividade vai cair, o diagnóstico precoce favorece o bem-estar, a saúde e consequentemente a produtividade do rebanho. Como é uma tecnologia nova, precisamos saber se ela traz dados mais avançados do que as tecnologias já existentes como por exemplo o colar, acreditamos que sim, por ser interna”, esclarece a professora e zootecnista Dra. Angelica Pedrico.
Neste estudo inédito serão comparados vinte e dois animais: onze deles usando apenas o colar e os outros onze por meio de biocápsulas. A produtora da fazenda Bom Gado, localizada no distrito de Luzimangues, Layla Vilela, é egressa do curso de Zootecnia do UniCatólica e demonstra orgulho por poder fazer parte do processo. Layla está confiante no uso das biocápsulas para facilitar suas tomadas de decisão. “Um grande desafio na minha atividade enquanto criadora de vacas leiteiras é identificar o cio, por exemplo. O baixo rendimento da produção está associado a fatores aos quais eu não tinha acesso, agora consigo deixar meus animais mais confortáveis, entendendo a vaca de forma completa. Estou confiante de que além de ajudar nas tomadas de decisão, o experimento ainda irá melhorar meu lucro e produtividade”, finaliza.
Presente no lançamento, a reitora do UniCatólica, Dra. Andrea Borim, destacou a importância de projetos como esse durante a jornada acadêmica. Os estudantes terão acesso aos resultados e ajudarão interpretar os dados. “Quando nós trazemos um estudante para cá, ele não vai apenas ver a produção, ele vai conversar com a dona da propriedade e a partir disso, desenvolver outras habilidades. Com essa experiência, ele passa a ter uma preocupação do negócio de forma mais ampla, pois vai começar a se inteirar mais do mercado, além de estar em contato com as práticas inovadoras oferecidas hoje em dia. Isso é fundamental, é algo que eu vejo muito presente em tudo que os nossos coordenadores de curso têm feito nos estudos e nós queremos intensificar essas atitudes” conclui.
O estudo sobre a utilização das biocápsulas foi devidamente aprovado pela Comissão de Ética de Uso de Animais (CEUA), que é formada por pesquisadores, biólogos, veterinários, zootecnistas e membros da Sociedade Protetora dos Animais e segue todas as exigências preconizadas pelo Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA).
Telefonia Móvel Amélio Cayres discute ampliação da telefonia móvel em reunião com representantes da Anatel
Inauguração Marilon Barbosa inaugura a TV Câmara Municipal de Palmas
Programa Monitora Naturatins conclui instalações de câmeras do Programa Monitora no Parque Estadual do Lajeado
Índices de qualidade Governo do Tocantins registra os melhores índices de qualidade da água em 80 pontos monitorados no primeiro trimestre de 2025
Internet gratuita Espaços públicos de Palmas pode contar internet gratuita
Mineração Governo do Tocantins apresenta potencial do estado para mineração na Exposibram 2024 Mín. 22° Máx. 27°
Mín. 22° Máx. 30°
ChuvaMín. 22° Máx. 25°
Chuva
Política Alexandre Guimarães encerra e inicia semana com mídia, entregas e presença: por que isso incomoda?
Curta Tocantins Marilon Barbosa inaugura a TV Câmara Municipal de Palmas
Eventos Covernation faz edição especial de Halloween com noite de tributos e fantasias em Palmas
Plantão Policial Em Paranã, Polícia Civil prende homem apontado como autor de homicídio qualificado