Com protagonismo reconhecido entre os estados brasileiros quando o assunto é a comercialização dos créditos de carbono jurisdicional, o Governo do Tocantins segue participando ativamente dos diálogos acerca do tema no Brasil. Nesta terça-feira, 19, o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins, Marcello Lelis, foi recebido pelo deputado federal Aliel Machado (PV/PR), relator do Projeto de Lei 528/21, que regulamenta o mercado nacional de carbono, em seu gabinete em Brasília (DF). A agenda integra uma série de reuniões e encontros em que o Tocantins tem participado levando pontos importantes para a discussão nacional sobre o mercado de carbono, que propõe mecanismos financeiros para o combate aos impactos das mudanças do clima.
O objetivo foi levar contribuições para o relator do PL e avançar no processo de regulamentação do mercado no Brasil, da mesma forma que foram realizados encontros com a senadora Leila Barros (PDT-DF) na ocasião do trâmite do projeto no Senado Federal. Além disso, secretário Marcello Lelis participou, a convite da deputada federal Socorro Neri (PP/AC), de audiência pública na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados no mês passado, onde apresentou os passos para a construção do Programa Jurisdicional de REDD+ (Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação) do Tocantins e o atual momento do processo conduzido pelo Estado.
O encontro teve articulação do deputado federal Ricardo Ayres (Republicanos-TO), com apoio dos deputados Vicentinho Júnior (PP/TO), Alexandre Guimarães (Republicanos/TO) e Carlos Gaguim (UNIÃO/TO), e contou com a presença do diretor do GCF Task Force no Brasil, Carlos Aragon, e do diretor de Soluções Climáticas Naturais e Bioenergia para a Mercuria no Brasil, Celso Fiori.
Pioneirismo
Em 2023, o Tocantins se consolidou como o primeiro Estado subnacional a entrar no mercado voluntário internacional de carbono florestal jurisdicional (antes, apenas duas nações - Guiana e Costa Rica - haviam realizado o feito). O marco histórico foi a formalização da parceria com a Mercuria Energy Trading S/A, em junho deste ano, em Genebra, na Suíça, com a presença do governador Wanderlei Barbosa. Atualmente, sob a coordenação da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), o Estado trabalha na conclusão dos estudos técnicos, construção da estratégia de repartição de benefícios e salvaguardas socioambientais para certificação dos créditos já transacionados.
Praias permanentes Governo do Tocantins promove praias permanentes como alternativa de lazer nas férias de janeiro
Anuidade Anuidade de 2026 para profissionais e empresas inscritos no CRMV-TO está liberada para pagamento
Lojas Agropecuárias Prazo para recadastramento de estabelecimentos agropecuários está aberto no Tocantins
Jovem Trabalhador Programa Jovem Trabalhador é retomado por Wanderlei Barbosa após cancelamento da gestão interina
Luto Quem foi Moisés Avelino?
Brucelose Segunda etapa da campanha de vacinação contra brucelose encerra no dia 31 de dezembro Mín. 21° Máx. 32°
Mín. 22° Máx. 33°
Tempo nubladoMín. 22° Máx. 33°
Tempo nublado
Eventos Diocese de Miracema recebe evento nacional de juventude católica
Curta Tocantins Arquidiocese de Palmas sedia 2ª Experiência Vocacional Missionária Nacional de Seminaristas
Política Alexandre Guimarães encerra e inicia semana com mídia, entregas e presença: por que isso incomoda?
Plantão Policial Em Paranã, Polícia Civil prende homem apontado como autor de homicídio qualificado