O Programa REDD+ Jurisdicional do Tocantins foi apresentado pelo secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado, Marcello Lelis, virtualmente, na Semana do Clima da América Latina e Caribe (LACCW 2023), dentro do painel Superando Barreiras para implementação de Políticas de Desenvolvimento Sustentável e de Baixas Emissões a Nível Jurisdicional. O evento, organizado pelo governo do Panamá, visa preparar uma posição comum para levar à conferência COP28, sobre as mudanças climáticas, que será realizada a partir de 30 de novembro em Dubai.
O objetivo do painel foi compartilhar e socializar as experiências aprendidas durante a implementação de Programas de REDD+, a exemplo do Tocantins e dos estados do Acre e do Mato Grosso com a implementação do REM (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal – REDD Early Movers).
O secretário da Semarh, Marcello Lelis, pontuou os passos desenvolvidos pelo Estado pioneiro na Implantação do Programa REDD+ Jurisdicional que está sendo construído com o envolvimento de várias instituições de Estado, de forma coletiva, e que já demandou e aprovou duas importantes leis ambientais instituindo o Fundo Clima e a Lei de Pagamento por Serviços Ambientais.
O secretário também destacou os avanços do processo do Tocantins, que realizou o primeiro contrato com uma empresa internacional privada para certificar e comercializar créditos de carbono florestal a nível jurisdicional sob o padrão ART TREES.
“Fizemos um chamamento público com a participação de várias empresas e a Mercuria Energy Trading aceitou o desafio e no dia 5 de setembro recebemos os primeiros recursos para a concretização das primeiras ações neste sentido”, afirmou.
Marcello Lelis enfatizou ainda que o grande mérito do projeto de REDD+ Jurisdicional do Tocantins é, justamente, incluir os mais vulneráveis às mudanças climáticas como os povos originários, tradicionais e os agricultores familiares que são impactados diretamente por estas mudanças. “Isto é algo extraordinário pra gente avançar na qualidade de vida destes povos”, reforçou.
Outro ponto importante do programa de REDD+, segundo o secretário, é a valorização das commodities agropecuárias produzidas no estado através de programa de Incentivos para o Carbono Florestal voltado ao agro realizado em parceria com o Earth Innovation Institute (EII), Produzindo Certo, Taxo e apoio da Land Innovations Fund (LIF).
“Estamos trabalhando numa mudança de paradigma, mostrando que o agro e o meio ambiente podem andar juntos, de forma sustentável, e o governador Wanderlei Barbosa tem trazido esta discussão para a pauta do Governo”, disse.
Marcello Lelis acrescentou ainda a importância dos investimentos na política ambiental do Estado proporcionado pelos recursos oriundos dos créditos de carbono que serão utilizados para fortalecer os órgãos ambientais como o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). ”O nosso grande propósito é conciliar a sustentabilidade com o desenvolvimento econômico que o agro proporciona ao Tocantins”, salientou.
Moderado pelo presidente do Instituto de Mudanças Climáticas do Acre, Leonardo Carvalho, o painel contou ainda com a participação da secretária de Povos Indígenas do estado do Acre, Francisca Arara, do Procurador de Meio Ambiente do Acre, Rodrigo Neves, do Diretor Executivo do Instituto PCI (Produzir, Preservar e Incluir) do Mato Grosso, Richard Smith e da representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Milena Brandão.
Praias permanentes Governo do Tocantins promove praias permanentes como alternativa de lazer nas férias de janeiro
Anuidade Anuidade de 2026 para profissionais e empresas inscritos no CRMV-TO está liberada para pagamento
Lojas Agropecuárias Prazo para recadastramento de estabelecimentos agropecuários está aberto no Tocantins
Jovem Trabalhador Programa Jovem Trabalhador é retomado por Wanderlei Barbosa após cancelamento da gestão interina
Luto Quem foi Moisés Avelino?
Brucelose Segunda etapa da campanha de vacinação contra brucelose encerra no dia 31 de dezembro Mín. 21° Máx. 32°
Mín. 22° Máx. 33°
Tempo nubladoMín. 22° Máx. 33°
Tempo nublado
Eventos Diocese de Miracema recebe evento nacional de juventude católica
Curta Tocantins Arquidiocese de Palmas sedia 2ª Experiência Vocacional Missionária Nacional de Seminaristas
Política Alexandre Guimarães encerra e inicia semana com mídia, entregas e presença: por que isso incomoda?
Plantão Policial Em Paranã, Polícia Civil prende homem apontado como autor de homicídio qualificado