O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto), está com cerca de 76% pronta da obra da implantação da usina de energia fotovoltaica no Distrito de Irrigação Manuel Alves. O distrito de irrigação fica localizado entre os municípios de Porto Alegre e Dianópolis, no sudeste do Tocantins.
O investimento do Governo do Tocantins para a construção da usina fotovoltaica é de R$ 6.170.000,00. A expectativa é que a geração da energia solar no Distrito aconteça nesse momento mais importante para agregar valor e promover a produção plena de fruticultura no projeto. Quando finalizada a usina vai gerar 1.2 megawatts. A previsão é de que a obra esteja concluída em até 35 dias.
“Os custos de energia para a produção dos alimentos no distrito Manuel Alves vão ter uma redução significativa, quando a usina começar a gerar energia”, destaca o presidente da Ageto, Márcio Pinheiro Rodrigues.
A construção da usina fotovoltaica no Distrito Manuel Alves faz parte do Termo de Cooperação Operacional com força de Termo de Ajustamento de Condutas (TAC) assinado em julho 2023, entre o Distrito e o Governo do Tocantins, via Ageto.
O objetivo do termo é ajustar a transferência da responsabilidade de manutenção econômica do projeto para a Associação do Distrito de Irrigação Manuel Alves, bem como o desenvolvimento de ações, visando ao aperfeiçoamento da viabilidade técnica.
Para o diretor de gestão de projetos e irrigação e drenagem da Ageto, Milton Luis Telles dos Santo Júnior, após a conclusão e a entrega da obra o Distrito estará em pleno funcionamento de todas as estações de energia, graças ao Termo de Cooperação Operacional assinado entre o Governo e o Distrito.
Projeto Manuel Alves
Com infraestrutura para irrigação de 5 mil hectares, o Distrito Irrigado Manuel Alves é um grande polo de produção de frutas. No projeto a área irrigável é dividida em 199 lotes para pequenos produtores e outros 14 são lotes empresariais, gerando cerca de 12 mil empregos diretos e indiretos.
O projeto Manoel Alves produz, atualmente, cerca de 1,2 mil toneladas de frutas por mês, incluindo banana, manga, abacaxi, coco, maracujá, abóbora, melancia, etc... O Distrito de Irrigação é exemplo na área de produção de fruticultura do estado.
Praias permanentes Governo do Tocantins promove praias permanentes como alternativa de lazer nas férias de janeiro
Anuidade Anuidade de 2026 para profissionais e empresas inscritos no CRMV-TO está liberada para pagamento
Lojas Agropecuárias Prazo para recadastramento de estabelecimentos agropecuários está aberto no Tocantins
Jovem Trabalhador Programa Jovem Trabalhador é retomado por Wanderlei Barbosa após cancelamento da gestão interina
Luto Quem foi Moisés Avelino?
Brucelose Segunda etapa da campanha de vacinação contra brucelose encerra no dia 31 de dezembro Mín. 21° Máx. 32°
Mín. 22° Máx. 33°
Tempo nubladoMín. 22° Máx. 33°
Tempo nublado
Eventos Diocese de Miracema recebe evento nacional de juventude católica
Curta Tocantins Arquidiocese de Palmas sedia 2ª Experiência Vocacional Missionária Nacional de Seminaristas
Política Alexandre Guimarães encerra e inicia semana com mídia, entregas e presença: por que isso incomoda?
Plantão Policial Em Paranã, Polícia Civil prende homem apontado como autor de homicídio qualificado