Duas operações conjuntas da Policia Federal (PF) denominadas de “Segundo Plano” e “Plano Inserto” foram desencadeadas na manhã desta quinta-feira, 10, em Palma para investigarem a contratação de empresas por parte da Secretaria Municipal de Educação (Semed), pela prática dos crimes de contratação direta ilegal, corrupção e lavagem de dinheiro. Foram executados 14 mandados de busca e apreensão em Palmas, São Paulo (SP) e Brasília (DF).
Entre as principais denúncias estão a contratação de uma empresa para fornecer materiais pedagógicos para as escolas, sem processo de licitação. A outra está relacionada a contratação de forma emergencial, também sem licitação, de empresa para realizar o transporte escolar de alunos da Zona Rural. Segundo a PF os contratos somam mais de R$ 30 milhões.
Em nota à imprensa, a prefeitura de Palmas, informou que o contrato emergencial do transporte escolar, alvo da investigação e operação na manhã desta quinta-feira, foi assinado e está em vigência para atender a mais de 3 mil crianças/dia, residentes na zona rural.
Disse ainda que o contrato foi feito emergencialmente no início do ano, com dispensa de licitação, por falta de empresas que se enquadravam no processo licitatório elaborado pela gestão. O processo de licitação para contratação definitiva de empresa para atuar no transporte escolar está em curso, com o Pregão Eletrônico realizado ainda nesta quinta-feira, 10.
Sobre os materiais didáticos a prefeitura diz que o processo foi executado cumprindo os princípios legais, e que todas as informações foram repassadas aos órgãos de controle quando solicitadas, inclusive a ação foi arquivada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).
A nota finaliza dizendo que a gestão municipal segue colaborando com o trabalho da polícia e toda investigação para que tudo seja devidamente esclarecido.
Novo Secretário Nélio Nogueira Lopes assume Secretaria Executiva da Igualdade Racial do Tocantins
Juventude Natural de Paranã, jovem Eziel Quirino é nomeado Diretor Regional de Esportes na Seju
Eleições 2026 ? Alexandre Guimarães defende “presença real” como base para construir o futuro do Tocantins
Diminuir tarifa Wanderlei Barbosa tenta reverter aumento da tarifa de água autorizado na gestão interina
Ação parlamentar Vereador Júnior Brasão participa da última sessão do Legislativo Municipal de 2025
Pesquisa de preço Procon Tocantins encontra variação de até 108% nos preços das carnes em Araguaína Mín. 22° Máx. 33°
Mín. 23° Máx. 33°
Tempo nubladoMín. 22° Máx. 35°
Tempo nublado
Eventos Espaço Cultural recebe exposição gratuita que celebra a tradição junina
Curta Tocantins Arquidiocese de Palmas sedia 2ª Experiência Vocacional Missionária Nacional de Seminaristas
Política Alexandre Guimarães encerra e inicia semana com mídia, entregas e presença: por que isso incomoda?
Plantão Policial Em Paranã, Polícia Civil prende homem apontado como autor de homicídio qualificado