Com participação de entidades da sociedade civil, profissionais da Política de Assistência Social e servidores municipais, foram abertos nesta terça-feira, 8, os trabalhos da 12ª Conferência Municipal de Assistência Social de Palmas, no auditório do Núcleo de Atendimento Integrado (NAI). O encontro tem continuidade nesta quarta, 9, com os debates dos eixos norteadores, votação das propostas e dos delegados que representarão a cidade nas etapas estadual e nacional.
A conferência é realizada por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social. “Estamos aqui com o compromisso de defender como prioridade no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), apontar novas possibilidades e acima de tudo reafirmar que esta é uma política feita por pessoas reais para o enfrentamento de situações reais, para zelar pela vida humana”, destacou a presidente do CMAS, Vilma Gomes.
A titular da Sedes, Adriana Aguiar, falou sobre a importância de momentos democráticos como as conferências. “Os debates, as proposições e as reflexões sobre os avanços, os desafios do SUAS enriquecem a construção das políticas públicas e aumentam as chances da tomada de decisões acertadas pelos gestores”, pontuou.
O estudante de Direito Mikael Douglas Rufo participa pela primeira vez de uma conferência municipal e diz que é possível ver que há muita representatividade nos grupos de trabalho. “Temos aqui pessoas idosas, LGBTQIAPN+, pessoas com deficiência, jovens, homens e mulheres de diversas raças e credos; isso é muito positivo com certeza”, disse.
A jornalista e representante do Conselho Estadual de Assistência Social, (Ceas) Maria do Carmo Ribeiro dos Santos, falou sobre o movimento pró-SUAS nos 139 municípios tocantinenses. “Nós, aqui presentes, somos pessoas de luta e, sempre que for necessário, nos faremos presentes, pois o SUAS que temos hoje é fruto de uma longa caminhada e deve ser defendido, reconstruído e fortalecido”, pontuou.
A Conferência contou com a participação da instituição assistencial Pequeno Cotolengo - Dom Orione e também dos estudantes da Associação de Pais e Amigos dos Especiais (APAE), Jay e Almi.
Ação Parlamentar Frente Parlamentar do Agro, coordenada pela vereadora Karina Café, realiza reunião com o secretário de Agricultura de Palmas para alinhar prioridades do desenvolvimento rural*
Progressão Prefeitura de Palmas concede mais de 150 progressões horizontais a servidores da Educação
Visitas Vereadora Karina Café visita a Casa da Mulher Brasileira e conhece o “Projeto Ponto de Partida”
Recomendação do MPTO MPTO recomenda suspensão de cobrança de taxa de vistoria por imobiliárias de Palmas
Ação Parlamentar Vereadora Karina Café participa da assinatura da Ordem de Serviço que marca novo ciclo de desenvolvimento no Jardim Aureny III
Reformulação Reforma administrativa em Palmas: concentração de poder e perda de identidade nas pastas municipais Mín. 25° Máx. 37°
Mín. 26° Máx. 39°
Tempo limpoMín. 25° Máx. 40°
Parcialmente nublado
Curta Tocantins Programa Brasil Antenado chega ao Tocantins e abre agendamento para nova parabólica digital em 44 cidades
Política NOTA DE PESAR - Antônio do Bar
Eventos Deputado federal Alexandre Guimarães (MDB-TO) participa de evento nacional do MDB e da Fundação Ulysses Guimarães “O Brasil Precisa Pensar o Brasil”
Plantão Policial Em Paranã, Polícia Civil prende homem apontado como autor de homicídio qualificado