Teve início na tarde desta segunda-feira, 31, e segue até o próximo dia 4 de agosto, um curso de capacitação em Emergência Sanitária, promovido pela Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). A capacitação está sendo realizado no auditório do curso de medicina veterinária do Centro Universitário Luterano de Palmas e conta com a participação dos servidores da Agência que compõem o Grupo Especial de Atendimento a Suspeita de Enfermidade (Gease).
O vice-presidente da Adapec, Lenito Abreu, ressaltou que o conhecimento é fundamental para o sistema de defesa agropecuária e por isso, o Governo do Estado por meio da Adapec vem investindo na qualificação dos seus servidores, principalmente aqueles que atuam diretamente no atendimento aos produtores rurais e às demandas de saúde animal. “Este curso em emergência sanitária é uma forma de nos atualizarmos para o enfrentamento de possíveis casos de doenças que possam surgir no Tocantins,” disse Lenito Abreu.
O representante do Mapa, o auditor fiscal federal, Luiz Eduardo, disse que o órgão se preocupa com a qualificação dos servidores que atuam no sistema de defesa sanitária no país, e por isso, vem investindo em convênios com os órgãos de defesa estadual para a realização de cursos que possam qualificar o sistema operacional de defesa agropecuária.
Segundo o responsável técnico pelo Programa Estadual de Vigilância em Febre Aftosa, João Eduardo Pires, o objetivo do curso é capacitar todos aqueles que fazem parte do Gease, que é o grupo que atua em casos de doenças emergenciais, e é responsável pelo combate, diretrizes e coordenação das atividades em campo, “e por isso, aqueles que compõem o Gease precisam ser capacitados, para em caso de ocorrências de doenças emergenciais, como a febre aftosa e outras que atingem suínos e aves, possam agir prontamente de maneira eficaz,” disse João Eduardo.
O curso abordará temas como: Emergências e desastres; Comunicação social; Aspectos clínicos e epidemiológicos da Febre Aftosa; Técnicas de colheita e remessa de material para o diagnóstico laboratorial de febre aftosa; Investigação de doença vesicular; Modelo de risco baseado em análise multicritério; Estudos de casos; Confirmação de foco de febre aftosa: definição de estratégias e ações iniciais; Sistema de Comando em Operações; Sistema informatizado de vigilância em emergência sanitária; entre outros.
Inauguração Lula inaugura ponte que liga Tocantins e Pará sobre o Rio Araguaia
Algodão no TO Com fim do vazio sanitário, plantio de algodão no Tocantins está autorizado a partir desta sexta-feira, 21
Homem de palavra Dia movimentado para Alexandre Guimarães nas redes sociais.
Operação Operação da Adapec contra o comércio ilegal de agrotóxicos multa três lojas agropecuárias em Luzimangues
Frente do Agro Frente Parlamentar do Agro realiza reunião para alinhar pautas, projetos e ações estratégicas que fortalecem o setor produtivo e o desenvolvimento rural da capital
60 dias de Medo Entre desculpas e demissões: a administração de 60 dias que assusta o Tocantins Mín. 22° Máx. 30°
Mín. 22° Máx. 35°
ChuvaMín. 22° Máx. 30°
Chuva
Política Sob liderança de Amélio Cayres, Aleto consolida curso de Inglês e entrega mais de 50 certificados
Curta Tocantins Marilon Barbosa inaugura a TV Câmara Municipal de Palmas
Eventos Covernation faz edição especial de Halloween com noite de tributos e fantasias em Palmas
Plantão Policial Em Paranã, Polícia Civil prende homem apontado como autor de homicídio qualificado