Povos indígenas da Ilha do Bananal, no estado do Tocantins, estão mais perto de conquistar a inclusão cidadã e exercer a democracia por meio do voto. É o que garante o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), que realizará na região, nos dias 31 de julho e 2 e 4 de agosto, mais uma ação do programa de inclusão sociopolítica dos povos indígenas.
A iniciativa, que ocorrerá nas aldeias Fontoura (31/7), Santa Izabel (2/8) e Macaúba (4/8), pretende alcançar novas eleitoras e eleitores e conquistar a participação da comunidade no meio político, construindo caminhos para que os direitos de cidadania dos povos indígenas se tornem plenos e efetivos.
Realizada por meio da Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do TRE do Tocantins, a ação, desta vez, receberá representantes de outros Tribunais Regionais Eleitorais que desejam conhecer o programa e como ele é feito.
Diversas instituições participantes
O ouvidor regional eleitoral e coordenador dos programas permanentes do Tribunal, juiz José Maria Lima, informa que os eventos devem ocorrer de maneira integrada e interinstitucional, com a participação de órgãos do Poder Executivo Estadual, da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), do Exército Brasileiro, dos poderes locais e de diversos outros parceiros públicos.
“A democracia se faz com a participação de todos, e ela se dá através do reconhecimento e respeito à diversidade existencial, por meio da inclusão sociopolítica e de todos aqueles que, outrora esquecidos, são parte essencial e primordial da nossa nação. Isto é, são os povos originários, os povos indígenas”, afirma o juiz.
Atendimento itinerante e oficinas
A ação também vai levar à comunidade um atendimento itinerante, que oferecerá vários serviços da Justiça Eleitoral e dos órgãos parceiros. De acordo com a programação, o público terá a oportunidade de participar de oficinas e de rodas de conversas, com temas como “Políticas Públicas voltadas para o bem viver das comunidades indígenas”, realizada pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), “Empreendedorismo”, oferecida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e “O protagonismo da mulher indígena”, comandada pela Secretaria dos Povos Originários do Tocantins (Sepot).
“Todos e todas devem ter conhecimento destas ações e de que a Justiça Eleitoral no Tocantins tem como uma de suas prioridades ampliar a participação política e dar condições para que os povos originários exerçam seus direitos políticos de forma plena”, destaca José Maria Lima.
Ao lado do juiz José Maria Lima, trabalha também o coordenador do Programa de Inclusão Sociopolítica dos Povos Indígenas, juiz Wellington Magalhães.
Novo Secretário Nélio Nogueira Lopes assume Secretaria Executiva da Igualdade Racial do Tocantins
Juventude Natural de Paranã, jovem Eziel Quirino é nomeado Diretor Regional de Esportes na Seju
Eleições 2026 ? Alexandre Guimarães defende “presença real” como base para construir o futuro do Tocantins
Diminuir tarifa Wanderlei Barbosa tenta reverter aumento da tarifa de água autorizado na gestão interina
Ação parlamentar Vereador Júnior Brasão participa da última sessão do Legislativo Municipal de 2025
Pesquisa de preço Procon Tocantins encontra variação de até 108% nos preços das carnes em Araguaína Mín. 22° Máx. 33°
Mín. 22° Máx. 35°
Tempo nubladoMín. 23° Máx. 33°
Chuva
Eventos Espaço Cultural recebe exposição gratuita que celebra a tradição junina
Curta Tocantins Arquidiocese de Palmas sedia 2ª Experiência Vocacional Missionária Nacional de Seminaristas
Política Alexandre Guimarães encerra e inicia semana com mídia, entregas e presença: por que isso incomoda?
Plantão Policial Em Paranã, Polícia Civil prende homem apontado como autor de homicídio qualificado