A Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO) irá realizar a Verificação de Radar em Palmas nesta quarta-feira, 7 de junho, e os motoristas que trafegam pela avenida em que está instalado o equipamento devem ficar atentos ao isolamento do trânsito no período.
A ação da área de Instrumentos atende ao Regulamento Técnico Metrológico, aprovado pela Portaria do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) nº 544/2014, em que é obrigatória a verificação de radares de velocidade ao serem instalados, uma vez por ano ou todas as vezes que o equipamento passar por algum tipo de reparo.
Para isso, a equipe técnica da Agência de Metrologia conta com o trabalho da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana de Palmas (Sesmu) para o apoio, suporte necessário e isolamento do trânsito durante os testes metrológicos, que duram em média quarenta minutos em cada local.
A presidente da Agência de Metrologia, Grazielly Oliveira, orienta “que os motoristas estejam sempre atentos aos instrumentos de medição de velocidade. Eles são, também, equipamentos de segurança, haja vista que informam – com base em estudos – qual é a máxima permitida na via”, informa a gestora.
Importância dos ensaios metrológicos
A aferição de radares tem por objetivo verificar se a leitura dos medidores de velocidade para veículos automotores está em conformidade com a velocidade permitida nas vias públicas, bem como verificar se a velocidade que os radares marcam dos veículos que estão passando por ele está correta e, se estão de acordo com o verificado Inmetro.
Nos ensaios metrológicos, um veículo oficial da Agência de Metrologia passa pelo medidor de velocidade, em média de cinco vezes (para instrumentos existentes) com um aparelho que é calibrado pelo Inmetro e que ao passar pela barreira eletrônica, compara a velocidade fornecida pelo radar com a do veículo. De acordo com os dados encontrados na vistoria, com base nessa equiparação, o radar pode ser aprovado ou reprovado.
Quando ocorre a reprovação dos medidores de velocidade, eles não podem ser utilizados até que a empresa responsável realize as adequações necessárias. Posteriormente, é necessária nova vistoria para identificar a correção do erro e se o radar está dentro dos parâmetros de aprovação.
Serviço - Radares que serão aferidos em Palmas:
Dia 07/06 - quarta-feira:
08h - Av. JK – Faixa de Pedestre (Capim Dourado Shopping) – sentido leste
Ação Parlamentar Frente Parlamentar do Agro, coordenada pela vereadora Karina Café, realiza reunião com o secretário de Agricultura de Palmas para alinhar prioridades do desenvolvimento rural*
Progressão Prefeitura de Palmas concede mais de 150 progressões horizontais a servidores da Educação
Visitas Vereadora Karina Café visita a Casa da Mulher Brasileira e conhece o “Projeto Ponto de Partida”
Recomendação do MPTO MPTO recomenda suspensão de cobrança de taxa de vistoria por imobiliárias de Palmas
Ação Parlamentar Vereadora Karina Café participa da assinatura da Ordem de Serviço que marca novo ciclo de desenvolvimento no Jardim Aureny III
Reformulação Reforma administrativa em Palmas: concentração de poder e perda de identidade nas pastas municipais Mín. 27° Máx. 39°
Mín. 28° Máx. 40°
Tempo nubladoMín. 26° Máx. 41°
Tempo limpo
Curta Tocantins Programa Brasil Antenado chega ao Tocantins e abre agendamento para nova parabólica digital em 44 cidades
Política NOTA DE PESAR - Antônio do Bar
Eventos Deputado federal Alexandre Guimarães (MDB-TO) participa de evento nacional do MDB e da Fundação Ulysses Guimarães “O Brasil Precisa Pensar o Brasil”
Plantão Policial Em Paranã, Polícia Civil prende homem apontado como autor de homicídio qualificado