Um contrato no valor de R$ 2,116 milhões, assinado na tarde desta quarta-feira, 24, entre o Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas (IMPUP) e a empresa Aria Empreendimentos Sustentáveis pretende garantir um adequado planejamento da ocupação territorial da cidade, através do Plano Viário Estruturante. O prazo para cumprimento do contrato é de 18 meses.
Segundo o presidente do IMPUP, Lúcio Milhomem, o objetivo é possibilitar uma urbanização sustentável dos territórios que são passíveis de parcelamento do solo, garantindo condições adequadas de acesso à cidade, bem como sanitárias, ambientais, de oferta de serviços públicos e o aproveitamento de potenciais logísticos e econômicos de maneira geral.
Segundo explicou Milhomem, o atual Plano Diretor Participativo (PDP) do Município de Palmas-TO – Lei Municipal Complementar nº 400/2018, em comparação a sua versão anterior - Lei Municipal Complementar nº 155/2007, expandiu as áreas onde se podem realizar loteamentos e desmembramentos, modalidades de parcelamento do solo urbano.
“Embora parte destas áreas tenha interface direta com o sistema viário já consolidado, a ampla maioria se desenvolverá em localidades que não foram contempladas com estudos de vias estruturantes, planos de ocupação ou propostas de macroparcelamento”, disse o presidente do IMPUP. Ele acrescentou que a intenção é dotar estas novas áreas de um dos atributos que considera marcante do plano básico da cidade - uma malha de vias que condiciona e estrutura a urbanização do município.
O diretor da Aria Empreendimentos Sustentáveis, Lúcio Rodrigues, considerou de grande importância o trabalho contratado e lembrou que será necessário o envolvimento de diversas pastas do Município para o cumprimento do plano. “Este será um poderoso instrumento de planejamento da cidade e poderá ser usufruído por todos no futuro”, disse Rodrigues.
Lúcio Milhomem explicou que o estudo contará com um amplo diagnóstico territorial, incluindo aspectos ambientais e fundiários, bem como a realização de consultas e audiências públicas para garantir à população palmense o pleno acesso às propostas e a possibilidade de críticas, sugestões e ponderações. Além disso, “o Plano Viário Estruturante é parte de uma série de propostas atualmente em andamento no IMPUP que visam garantir uma cidade mais humana e sustentável em seus próximos 30 anos - o Palmas +30”, finalizou Milhomem.
Ação Parlamentar Frente Parlamentar do Agro, coordenada pela vereadora Karina Café, realiza reunião com o secretário de Agricultura de Palmas para alinhar prioridades do desenvolvimento rural*
Progressão Prefeitura de Palmas concede mais de 150 progressões horizontais a servidores da Educação
Visitas Vereadora Karina Café visita a Casa da Mulher Brasileira e conhece o “Projeto Ponto de Partida”
Recomendação do MPTO MPTO recomenda suspensão de cobrança de taxa de vistoria por imobiliárias de Palmas
Ação Parlamentar Vereadora Karina Café participa da assinatura da Ordem de Serviço que marca novo ciclo de desenvolvimento no Jardim Aureny III
Reformulação Reforma administrativa em Palmas: concentração de poder e perda de identidade nas pastas municipais Mín. 27° Máx. 39°
Mín. 28° Máx. 40°
Tempo nubladoMín. 26° Máx. 41°
Tempo limpo
Curta Tocantins Programa Brasil Antenado chega ao Tocantins e abre agendamento para nova parabólica digital em 44 cidades
Política NOTA DE PESAR - Antônio do Bar
Eventos Deputado federal Alexandre Guimarães (MDB-TO) participa de evento nacional do MDB e da Fundação Ulysses Guimarães “O Brasil Precisa Pensar o Brasil”
Plantão Policial Em Paranã, Polícia Civil prende homem apontado como autor de homicídio qualificado