Em Sessão Ordinária desta terça, 23, a vereadora Laudecy Coimbra relatou a dificuldade enfrentada por mulheres que buscam a prevenção de câncer do colo do útero na saúde pública da Capital. A Parlamentar que é voluntária na Liga Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer e desempenha trabalhos na área foi procurada por mulheres que pediram ajuda para a realização do exame. Laudecy classificou como "uma realidade difícil de constatar e muito grave", destacando que queria entender como o município que vem gastando quase 22% da receita em saúde, como já foi dito, permite tal acontecimento.
"Quem é mulher sabe a dificuldade que é, o desconforto. É até humilhante a realização da coleta de material para a realização de exame de prevenção de câncer do colo do útero. Nós sabemos também do número crescente de mulheres que são acometidas de todas as idades com esse câncer. E é um câncer que nós também sabemos que se descoberto em tempo hábil ele tem mais de 90% de chance de ser tratado. E as mulheres que procuraram a unidade de saúde, fizeram essa coleta e tiveram o material descartado por falta de laboratório para realizar os exames. E uma outra situação também, mulheres que realizaram o exame no mês de outubro, são 7 meses, até hoje não receberam o resultado dos exames. Isso é inadmissível. Porque isso é o básico do básico. É o B-A Ba da saúde. A prevenção. Todo mundo sabe a importância de se prevenir e as nossas mulheres do município de Palmas estão morrendo por falta de atenção e agora eu quero saber de quem vai ser a culpa, porque atenção básica é obrigação do município de Palmas", destacou.
Laudecy ressaltou que em sete meses um câncer pode avançar para uma fase que não consegue mais ser tratado e que mulheres novas padecem por irresponsabilidade e incompetência da gestão da saúde de Palmas. "Aí eu pergunto, o investimento aumentou, mas tá indo pra onde o dinheiro? Como é que falta um serviço básico desse?", frisou. A Parlamentar noticiou que a Liga de Prevenção e Combate ao Câncer irá realizar no dia 16 de junho mutirões de exames, em parceria com o ITOP, para atender essas mulheres que estão desassistidas pelo poder público.
Novo Secretário Nélio Nogueira Lopes assume Secretaria Executiva da Igualdade Racial do Tocantins
Juventude Natural de Paranã, jovem Eziel Quirino é nomeado Diretor Regional de Esportes na Seju
Eleições 2026 ? Alexandre Guimarães defende “presença real” como base para construir o futuro do Tocantins
Diminuir tarifa Wanderlei Barbosa tenta reverter aumento da tarifa de água autorizado na gestão interina
Ação parlamentar Vereador Júnior Brasão participa da última sessão do Legislativo Municipal de 2025
Pesquisa de preço Procon Tocantins encontra variação de até 108% nos preços das carnes em Araguaína Mín. 23° Máx. 35°
Mín. 23° Máx. 35°
Tempo nubladoMín. 22° Máx. 30°
Chuva
Eventos Espaço Cultural recebe exposição gratuita que celebra a tradição junina
Curta Tocantins Arquidiocese de Palmas sedia 2ª Experiência Vocacional Missionária Nacional de Seminaristas
Política Alexandre Guimarães encerra e inicia semana com mídia, entregas e presença: por que isso incomoda?
Plantão Policial Em Paranã, Polícia Civil prende homem apontado como autor de homicídio qualificado