Em face aos problemas de violência vividos atualmente na cidade de Palmas, a vereadora Laudecy Coimbra subiu à tribuna nesta quarta, 17, e abordou entre vários assuntos o quesito segurança pública da Capital. Ela lembrou que segurança é responsabilidade do governo do Estado, mas questionou a postura da Prefeitura de Palmas que deveria contribuir com ações que proporcionem uma vida mais segura e tranquila para o palmense.
Conforme Laudecy, somente esse ano foram registrados 65 casos de mortes de jovens com idade entre 15 e 25 anos. "Eu tive a curiosidade de buscar na Fundação da Juventude quais as ações que estão sendo desenvolvidas pelo município para evitar que o jovem, que o adolescente sejam recrutados pelo crime organizado, o que o poder público tem oferecido para esse jovem para que ele não seja seduzido pelo crime organizado. E eu vi que aqui no plano de governo, papel aceita tudo, tinha muitos projetos lindos pra juventude. Aí eu fui procurar na Fundação da Juventude quais as ações que estão sendo desenvolvidas e também no plano deles lá tem várias ações pra serem desenvolvidas e vou citar aqui algumas: o cartão do jovem já foi feita a seleção, tem o jovem bilíngue, cursos preparatórios pra concurso público, vem Enem. Aí eu liguei lá pra saber, pra uma pessoa fazer a inscrição, 'não nós estamos planejando provavelmente até o meio do ano comece as inscrições'. É só planejamento", observou a Parlamentar.
Segundo Laudecy, em sua pesquisa, ela identificou a realização de apenas uma edição do programa "Estação da Juventude", o qual reúne jovens, adolescentes e famílias para discutir temas, com a promoção de palestras. A Fundação tem um orçamento de mais 4 milhões de reais. "Para fazer uma palestra no Aureny 3 que foi feita, pra planejar ações que não estão sendo executadas, nós estamos chegando já na metade do ano, estamos no terceiro ano de mandato da prefeita e as ações não estão acontecendo e nós vemos aqui colocar: não, segurança pública é de responsabilidade do estado".
A Vereadora entende que a Prefeitura poderia fazer investimento em ações sociais e para a juventude para inibir o aumento da criminalidade e violência. "Nossos jovens estão morrendo e eu sei que a criminalidade, eu sei que a segurança pública é um problema nacional, mas o quê que nós estamos fazendo enquanto prefeitura que tem mais de 2 bilhões de reais de orçamento, para preservar, para prevenir que os nossos jovens entre pra o mundo da criminalidade?", cobrou a Vereadora.
Com tristeza e indignação, Laudecy perguntou. "Quantos mais vão precisar morrer pra que a gente saia do discurso, saia do faz de conta e comece a implementar políticas que causem efeito de verdade, eficaz na vida das pessoas?".
Novo Secretário Nélio Nogueira Lopes assume Secretaria Executiva da Igualdade Racial do Tocantins
Juventude Natural de Paranã, jovem Eziel Quirino é nomeado Diretor Regional de Esportes na Seju
Eleições 2026 ? Alexandre Guimarães defende “presença real” como base para construir o futuro do Tocantins
Diminuir tarifa Wanderlei Barbosa tenta reverter aumento da tarifa de água autorizado na gestão interina
Ação parlamentar Vereador Júnior Brasão participa da última sessão do Legislativo Municipal de 2025
Pesquisa de preço Procon Tocantins encontra variação de até 108% nos preços das carnes em Araguaína Mín. 23° Máx. 35°
Mín. 23° Máx. 35°
Tempo nubladoMín. 22° Máx. 30°
Chuva
Eventos Espaço Cultural recebe exposição gratuita que celebra a tradição junina
Curta Tocantins Arquidiocese de Palmas sedia 2ª Experiência Vocacional Missionária Nacional de Seminaristas
Política Alexandre Guimarães encerra e inicia semana com mídia, entregas e presença: por que isso incomoda?
Plantão Policial Em Paranã, Polícia Civil prende homem apontado como autor de homicídio qualificado