A bola já está rolando desde a manhã da segunda-feira, 24, no Campeonato Brasileiro Escolar de Futebol Feminino 2023, nos gramados de Palmas, capital do Tocantins, que sedia o evento pela primeira vez. A noite foi marcada por emoção e euforia para as alunas atletas de todo o Brasil durante a cerimônia de abertura oficial da 9ª edição do campeonato que ocorreu no ginásio do Colégio Militar Escola Militar Senador Antônio Luiz Maya, com a presença de mais de 500 pessoas, entre comissão técnica, atletas, autoridades e comunidade em geral.
As duas equipes tocantinenses já estrearam com vitórias sobre o Acre e Rio Grande do Norte. Nesta terça-feira, 25, as disputas continuam no período matutino e vespertino, nos seguintes locais: Estádio Nilson Santos; 1° Batalhão da PM; Escolinha de Futebol Nilton Santos; Centro de treinamento do FLA; Centro de treinamento do Palmas.
Rayka Vithoria Venerando, 16 anos, é da Escola Cejar, em Aquidauana, Mato Grosso do Sul, a atleta disse que futebol é tudo para ela, que quer crescer jogando, ser uma profissional. "Não tem como descrever o que que eu sinto por ser jogadora. E este campeonato é uma experiência incrível, porque a gente está representando o estado todo, fazendo uma coisa que você ama fazer. Palmas é sensacional, fomos bem recepcionadas, é uma cidade bonita e pessoas incríveis que a gente conheceu aqui”, elogiou.
Representando o Tocantins na entrada das delegações, as atletas do Colégio Estadual São José, de Palmas, Maria Vitória Pereira de Sousa, 17 anos, e do Colégio Guilherme Dourado de Araguaína, Thais Waiti Calixto Xerente, 15 anos, estavam orgulhosas e felizes pela responsabilidade. “É uma experiência muito grande para nós indígenas, porque é muito difícil a gente ter essa oportunidade de participar de um campeonato nacional. Estou feliz por estar participando representando o meu povo e o Tocantins”, expressou Thais Waiti Calixto Xerente.
Já a atleta Maria Vitória Pereira de Sousa falou da importância do futebol feminino, para mostrar a força e a garra da mulher dentro de campo. “No Brasil a gente não tem um apoio tão legal para o futebol feminino. Então a importância deste campeonato, ver tantas pessoas apoiando, organizando, correndo atrás. Por isso é um orgulho participar, entregar toda a nossa força e mostrar que o futebol feminino tem uma grande importância no cenário esportivo e social. É um meio importante para promover a igualdade e combater a discriminação”, completou.
Cerimônia
Participaram da cerimônia o vice-governador do Tocantins, Laurez Moreira, o secretário de Estado de Educação do Tocantins, Fábio Vaz, o secretário dos Esportes e da Juventude do Estado do Tocantins, Elenil da Penha, o presidente da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) e vice-presidente da Federação Internacional Escolar (ISF), Antônio Hora Filho, o presidente da Federação Tocantinense do Desporto Escolar (FTDE), Lécio Claudio Guimarães.
O ex-jogador de futebol, Washington Stecanela Cerqueira, mais conhecido como Coração Valente do Fluminense, é o Embaixador do 9º Campeonato Brasileiro Escolar de Futebol Feminino, realizado no Tocantins. Representando a CBDE, o craque falou sobre sua carreira, sobre disciplina e treinos e ainda motivou as atletas, que buscam realizar o sonho de serem jogadoras profissionais. Ressaltou que a educação, por meio do esporte, promove a transformação social.
A cerimônia contou com apresentação cultural do Balé Popular do Tocantins e entrada das delegações dos 26 estados e Distrito Federal, juramento dos atletas, técnicos e árbitros. Houve ainda a entrega, pelo presidente da CBDE, Antônio Hora Filho, de placas de homenagens para o vice-governador Laurez Moreira, os secretários da Seduc, Fabio Vaz e Edinho Fernandes, pelo apoio e suporte na realização do Campeonato Brasileiro.
O secretário da Seduc, Fábio Vaz, desejou boas-vindas para as delegações e ressaltou a importância de Palmas e o Tocantins estarem sediando um evento desta magnitude, um campeonato Brasileiro. Agradeceu o empenho da equipe da Seduc e do governador Wanderlei Barbosa e do vice, Laurez Moreira, pela realização. “Desejo sucesso a todas as atletas, mas de uma forma especial eu quero desejar mais sucesso ainda para as duas delegações do Tocantins, o São José e o Guilherme Dourado, pois vocês nos representam, representam o Tocantins, façam o seu melhor”.
O secretário executivo da Seduc, Edinho Fernandes, fez um discurso animado, ressaltando as belezas de Palmas, contando sobre sua carreira como treinador de futsal e conclamou as atletas a aproveitarem o momento, "pois é único e que daqui muitas seguirão carreira e outras chegarão a disputar uma Copa do Mundo. Lembrem-se que vocês começaram aqui na capital do Tocantins, no campeonato brasileiro escolar de futebol feminino organizado pela CBDE. Sucesso e bons jogos para todas. Para as nossas representantes, desejo muito sucesso também, mas independentemente do resultado vocês já são orgulho para Tocantins e são as nossas campeãs”, concluiu.
Competição
O campeonato começou nessa segunda-feira e prossegue até sábado, 28, com a cerimônia de encerramento no Estádio Nilton Santos, às 16h15. Serão mais de 800 pessoas, cerca de 500 alunas/atletas, técnicos e chefes de delegação dos 26 estados e do Distrito Federal na disputa que definirá a equipe campeã, que representará o Brasil no Campeonato Mundial Escolar, a ser realizado em julho, no Marrocos, no período de 22 a 31 de julho de 2023. O evento é realizado pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) com apoio do Governo do Tocantins por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e da Federação Tocantinense do Desporto Escolar (FTDE).
Ação Parlamentar Com emenda de Amélio Cayres, população de Santa Maria do Tocantins será beneficiada com reforma da quadra poliesportiva
Multi Campeões BR Atleta Mirindiba conquista duas medalhas de ouro e duas de prata no Brasília International Open de Jiu-Jitsu
Agosto Lilás Entrega de kits para Meia Maratona de Palmas pelo Fim da Violência Contra a Mulher começa nesta sexta, 8
Torneio Palmas recebe Superliga das Américas de Voleibol Adaptado à Melhor Idade
Tocantins no Pódio Governador Wanderlei Barbosa lança programa Tocantins no Pódio, com projeto de monitoramento para fortalecer a prática esportiva nos 139 municípios
Judô Kaizen/Aocam de Araguaína vence 1º Torneio da Amizade - Copa Veteranos de Judô disputado neste final de semana Mín. 21° Máx. 29°
Mín. 22° Máx. 29°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 31°
Chuva
Política Sob liderança de Amélio Cayres, Aleto consolida curso de Inglês e entrega mais de 50 certificados
Curta Tocantins Marilon Barbosa inaugura a TV Câmara Municipal de Palmas
Eventos Covernation faz edição especial de Halloween com noite de tributos e fantasias em Palmas
Plantão Policial Em Paranã, Polícia Civil prende homem apontado como autor de homicídio qualificado