Cidades Transporte coletivo
Mudanças no transporte coletivo são anunciadas pela prefeitura de Palmas
Anúncio foi feito em coletiva de imprensa nesta quinta-feira, 2
02/03/2023 14h22
Por: Redação Fonte: Secom - Palmas
Foto: Edu Fortes / Secom Palmas

Em coletiva de imprensa realizada na manhã desta quinta-feira, 2, a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, apresentou um balanço dos 100 dias de operação do transporte coletivo urbano pela Prefeitura de Palmas, após o fim do contrato de concessão do serviço, de 30 anos, com a iniciativa privada. Na oportunidade, a prefeita apresentou o novo modelo de transporte coletivo da Capital, com o anúncio das primeiras medidas voltadas à melhoria do sistema. 

Inicialmente, o presidente da Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP), Fábio Chaves, fez uma apresentação com informações sobre o histórico do transporte urbano na Capital desde sua implantação; o processo de transição do modelo de concessão pública para a operação direta pela Administração Municipal, a partir da criação da autarquia; e um diagnóstico preliminar das condições em que o sistema vinha sendo operado. 

A primeira novidade anunciada pela prefeita foi a prorrogação da gratuidade em vigência até o dia 6 de março,  para que os usuários tenham tempo hábil para fazer a recarga das carteirinhas. A partir desta quinta-feira, o sistema de bilhetagem volta a operar, inicialmente nos mesmos pontos de venda já existentes, e apenas com pagamento em dinheiro.

E a partir de 11 de março, entra em vigor a gratuidade nos sábados, domingos e feriados. Outras gratuidades, como faixa etária a partir de 60 anos, desempregados e inscritos no CadÚnico serão instituídas paulatinamente, conforme estudos em andamento pelas pastas competentes. 

Confira todas as medidas anunciadas pela prefeita Cinthia Ribeiro:

1. Valorização dos profissionais do sistema: mesma política salarial e de valorização consagrada com os demais servidores municipais; melhores condições de trabalho; novos uniformes;

2. Descarte dos ônibus fora dos novos padrões adotados pela ATCP e exigidos por lei – inventário minucioso da frota para efeito de indenização;

3. Limpeza completa, reparos de tapeçaria e revisão em toda a frota em condição de uso;

4. Abertura de processo para aquisição de 60 novos ônibus 0 km;

5. Abertura de processo para licitação e implantação de 400 novos abrigos de ônibus, conforme déficit apontado em levantamento realizado pela ATCP;

6. Limpeza geral, pintura, troca de lixeiras, reforma e personalização das estações;

7. Novas gratuidades, sendo na primeira etapa a adoção da catraca livre aos sábados, domingos e feriados, a partir de 11 de março. Aos domingos, passará a circular a mesma quantidade de ônibus do sábado. Nas próximas etapas que estão em fase de estudo, será adotada a gratuidade para pessoas com idade 60+, desempregados e inscritos no CadÚnico. As gratuidades já previstas em legislação federal serão efetivamente implantadas, como, por exemplo, para pessoas com deficiência e portadores de doenças neurodiversas e seus acompanhantes;

8. Sistema integrado de monitoramento eletrônico com câmeras inteligentes de reconhecimento facial instaladas nas estações e nos ônibus, em tempo real. A ordem de serviço já foi assinada;

9. Ônibus exclusivo para mulheres em horário de pico nas principais estações (manhã: saídas de Taquaralto e Aurenys; tarde: saída Estação Apinajé);

10. Sistema de som nos ônibus, em parceria com rádios comunitárias, para veiculação de mensagens educativas e informações sobre o sistema de transporte coletivo, além de entretenimento para os passageiros;

11. Conclusão de estudos para criação de novas linhas em convergência com o Plano Municipal de Mobilidade Urbana elaborado a partir da realização de audiências públicas com a sociedade. Na primeira quinzena de março já entra em operação a ampliação de linhas alimentadoras em algumas regiões, a exemplo do Taquari;

12. Adoção de novo aplicativo para acompanhamento das linhas e horários, e para recargas das carteirinhas (em desenvolvimento). Também serão instalados novos pontos de atendimento aos usuários;

13. Instalação de sistema de wi-fi grátis nos ônibus (em teste no ônibus protótipo);

14. Novos canais de relacionamento com os usuários: redes sociais interativas e Ouvidoria;

15. Campanha educativa para a boa utilização do sistema e combate ao vandalismo.