O Governo do Tocantins por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) emitiu nota para tranquilizar os produtores rurais e a população sobre o caso de Encefalopatia Espongiforme Bovina-EEB, conhecida como mal da Vaca Louca confirmado nesta quarta-feira, 22, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Na nota, a Adapec “informa que está atenta e acompanhando o caso positivo de Encefalopatia Espongiforme Bovina-EEB, registrado no estado do Pará. As ações de isolamento e controle da doença têm sido tratadas com transparência pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará),” diz a nota.
A Adapec ressalta ainda, que “executa o Programa Estadual de Prevenção e Vigilância da Encefalopatia Espongiforme Bovina - PEEEB e adota, de forma contínua, medidas de prevenção, entre as quais citamos: colheita de amostras para diagnóstico; inspeção em frigoríficos registrados no Serviço de Inspeção Estadual; fiscalização de alimentos fornecidos a ruminantes em propriedades que fornecem suplemento e/ou concentrado aos animais, entre outros.” E conclui afirmando que o Tocantins nunca apresentou caso positivo para a doença.
A doença é motivo de embargo, e por isso, países como a China já suspenderam a compra da carne brasileira até o fim da investigação completa do caso.