Com o objetivo de tornar a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) referência para os cursos da área da saúde no Estado do Tocantins, a atual gestão da universidade implementou o Complexo de Ciências da Saúde (CCS), em Augustinópolis. O prédio complementa a estrutura do Câmpus Augustinópolis, reunindo 12 laboratórios e salas de pesquisa, e fica localizado na Rua Planalto, no Centro da cidade, ao lado do Câmpus Augustinópolis.
O CCS possui laboratórios de Práticas Integradas de Saúde da Mulher, Adolescente e Criança, Semiotécnica, Simulação Realística, Práticas Integrativas I e II, Microscopia I e II, Anatomia I e II, Bioquímica e Biofísica, e Laboratório de Peças Úmidas. Além disso, tem duas salas de pesquisa e espaço administrativo, totalizando 22 salas. O prédio entrou em funcionamento em agosto de 2022 e até este mês de fevereiro já soma mais de R$ 1,3 milhão de investimentos em equipamentos, simuladores, materiais permanentes, materiais de consumo e locação.
“O planejamento contou com a colaboração de docentes dos colegiados de Enfermagem e Medicina, que nos ajudaram a identificar a estrutura necessária para a implementação do CCS. Foi a partir daí que nós identificamos o prédio onde atualmente funciona o complexo, que foi escolhido por atender toda a nossa demanda dos cursos da área da saúde, além de futuramente viabilizar a abertura de novos cursos da mesma área, se for de interesse da universidade”, pontuou a diretora do Câmpus Augustinópolis, Gisele Leite Padilha.
Para a acadêmica Helen Santos, do 4º período de Medicina, o CCS foi um ganho para a formação dos estudantes. “A estrutura é nova e aconchegante, e mesmo não estando totalmente finalizada, já percebemos o avanço no estudo prático, bem como conseguimos projetar o ganho total com a conclusão. Agradecemos o empenho da Unitins para a implementação do CCS e contamos com o trabalho conjunto de professores e alunos para a adaptação da dinâmica do complexo às nossas necessidades de modo que enriqueça nosso conhecimento. Acredito que os laboratórios sejam indispensáveis para qualquer estudante da área da saúde”, comentou a acadêmica da I Turma de Medicina.
O reitor da Unitins, Augusto Rezende, destacou que o CCS é um espaço integrado que busca contribuir para a formação dos acadêmicos e o desenvolvimento de estudos e pesquisas que venham beneficiar a região do Bico do Papagaio e o Estado do Tocantins como um todo.
“Vimos a necessidade de trazer os laboratórios para o mesmo espaço, dentro de uma estruturação de laboratórios com ordenamento e agendamento, uma vez que a área da saúde tem um formato muito específico. A universidade tem um investimento previsto de R$ 4 milhões para o Complexo de Ciências da Saúde, um espaço onde o aluno vai vivenciar o que é a Medicina, a Enfermagem, como aproveitar esses laboratórios e, principalmente, desenvolver pesquisas que contribuam para suas formações e para a sociedade tocantinense como um todo”, frisou o gestor.