No quinto mandato como deputado estadual, Amélio Cayres será eleito nesta quarta-feira,1, presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins. Ele venceu a disputa com Cleiton Cardoso que anunciou que não concorrerá a eleição da mesa diretora da Aleto, e portanto, haverá uma chapa única encabeçada por Cayres.
Amélio foi habilidoso, deu a largada rumo a presidência da Aleto tão logo foi reeleito deputado. E o grupo de deputados novatos fez a diferença. Ele construiu, mostrou força e manteve o controle do seu grupo. E sem a interferência do Palácio que deixou o Legislativo se articular, Amélio soube melhor convencer seus pares.
Desenhada a vitória de Cayres, o governador Wanderlei então resolveu entrar na disputa para marcar presença e solidificar sua base na Assembleia. Chamou Amélio e Cleiton, para ao primeiro, dizer que daria sua benção e ao segundo dizer que não tinha como reverter a situação.
As duas eleições na Aleto no mesmo dia, aprovada pelo pleno, dificultaram ainda mais a situação de Cleiton que agora deverá esperar por dois anos para se tornar vice-presidente da Casa junto com Léo Barbosa.
No fim, Amélio será coroado pela sua persistência. Numa disputa que durou quatro meses e que muitos apostaram no desgastes de Cayres ele sai fortalecido.