Cultura Exposição
Espaço Cultural recebe exposição gratuita que celebra a tradição junina
Mostra gratuita será aberta nesta quinta-feira, 15, às 19 horas, com exibição de fotos e figurinos históricos
14/01/2026 16h53
Por: Redação Fonte: Secom Prefeitura de Palmas
Foto: Flávia Ruth / Secom Palmas

Tem início nesta quinta-feira, 15, às 19 horas, a exposição ‘18 anos de história para contar: saberes, produção e paixão aquecendo a cadeia produtiva da cultura junina tocantinense’. Apoiada pela Prefeitura, por meio da Fundação Cultural de Palmas (FCP), a mostra é uma realização da Federação de Quadrilhas Juninas do Tocantins (Fequajuto) e seguirá disponível para a visitação gratuita até o dia 20 de fevereiro, na Galeria Municipal de Artes do Núcleo Integrado de Leitura e Artes (Nila), no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, em Palmas.

Os atuais campeões na categoria ‘Casal de Noivos’ do Concurso Nacional Destaques Juninos da Confederação Brasileira de Entidades de Quadrilhas Juninas (Confebraq), Jaqueline Guimarães e Felipe Trindade, da ‘Matutos da Noite’, vão participar da abertura da mostra. E nela, o público poderá fazer uma viagem no tempo lendo relatos e conferindo fotos e figurinos históricos das primeiras atividades juninas em Palmas e em diferentes regiões do Estado, além de como a união entre as quadrilhas juninas da Capital resultou na fundação da própria Fequajuto.

Valorização cultural

“A exposição é um reconhecimento a esta manifestação como cultura popular de elevada expressão simbólica, cidadã e econômica. É uma forma de valorizar a cultura de um povo que acredita na sua força e, ao mesmo tempo, fortalece a cadeia produtiva e movimenta a economia criativa em todo o Estado”, enaltece a artista visual e curadora da exposição, a presidente da FCP, Luara Aquino. Em Palmas, a cultura junina é celebrada naquele que é o maior evento cultural tocantinense, o Arraiá da Capital, que reuniu cerca de 50 mil pessoas em 2025.

Exposição

Um projeto iniciado na gestão de Filemon Pinheiro (2024) e executado na de Léia Santos (2025), a exposição da Fequajuto é patrocinada por recursos oriundos da Lei Paulo Gustavo – Culturas e Linguagens, do Ministério da Cultura (MinC), via Edital de Chamamento Público nº 015/2023, lançado pela FCP. Além da Prefeitura de Palmas, por meio da FCP, a atividade também é apoiada pela Spatium Audiovisual. Mais informações sobre a exposição podem ser obtidas pelo Instagram da FCP ou pelo telefone (63) 3212-7309.