A Diocese de Miracema do Tocantins está sediando a realização da Ampliada Nacional da Pastoral da Juventude do Brasil (ANPJ). O evento teve início na terça-feira, 6, e segue até sábado, 10, e está sendo realizado no centro diocesano em Miracema. A ampliada da Pastoral da Juventude (PJ) reúne cerca de 100 jovens de 15 regionais da CNBB no Brasil.
A Ampliada traz como pano de fundo o tema: “Ser PJ hoje: Nosso ser e fazer”, e como lema de inspiração espiritual, uma frase de Dom Pedro Casaldaliga, “Na beira do rio, o Verbo se fez ação.” Durante a ANPJ, os jovens realizam diversos momentos de vivência da mística e da espiritualidade, debatem sobre a realidade social, eclesial e pastoral e promovem trocas de experiências e partilha.
O Coordenador Nacional da Pastoral da Juventude pelo Regional Norte 3, Adriano Barbosa Fernandes, que representa as dioceses do Tocantins e as dioceses de Conceição do Araguaia no Pará e a Prelazia de São Felix no Mato Grosso, destacou a importância da realização da Ampliada para os jovens especialmente no Regional Norte 3.
“A Ampliada da PJ tem um olhar carinhoso e especial pelos grupos de jovens, que são as nossas bases e referências do nosso trabalho na Igreja, e nesse sentido, no olhar e no cuidado da vida da juventude que se faz presente nas diversas realidades dos nossos regionais espalhados pelo Brasil. Durante estes dias, estamos refletindo estas realidades à luz da Palavra de Deus e do seguimento de Jesus Cristo para juntos pensarmos no nosso agir, como sermos mais proféticos nestas realidades, sobretudo, aqui no Regional Norte 3. Este encontro em nosso chão acende a chama da esperança para continuarmos a nossa missão, enquanto Pastoral da Juventude nesta realidade desafiadora de animar os grupos de jovens e as lideranças juvenis nas comunidades, paróquias e dioceses,” pontuou Adriano Barbosa.
Na abertura oficial da ANPJ o bispo Dom Antônio Fontinelle, membro da Comissão Episcopal para a Juventude celebrou uma missa, que foi concelebrada por Dom Philip, bispo da Diocese de Miracema do Tocantins, também teve uma apresentação artística do cantor e compositor Dorivã, que apresentou a cultura tocantinense aos jovens do Brasil.