Educação Unitins
“Oportunidades que não tivemos”: Amélio destaca impacto da nova sede da Unitins em Augustinópolis
Presidente da ALETO na expansão da Unitins em Augustinópolis.
02/12/2025 23h40
Por: Redação

**

Lauane dos Santos/Ascom Presidência - 02.12.2025

O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado Amélio Cayres (Republicanos), celebrou a assinatura da ordem de serviço para expansão da infraestrutura da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), em Augustinópolis. Conforme o Governo do Estado, a autorização assinada nesta terça-feira, 2, deve abranger a licitação de empresa responsável para dar início às obras de construção da nova sede.

“Como deputados estaduais, nós lutamos desde a criação da Unitins e também para que ela tivesse orçamento próprio, além de destinarmos emendas para ampliar e melhorar a infraestrutura da Universidade e trazer o curso de Medicina para o Bico do Papagaio. Hoje é um dia para comemorarmos esta obra porque aqui daremos a oportunidade que nós não tivemos. Estamos dando mais oportunidades para o filho e a filha do pescador, do vaqueiro, oportunidade que eles mesmo não tiveram porque essa era uma região muito carente, mas essa realidade está mudando e o Bico vai se desenvolver ainda mais”, frisou Amélio. 

O chefe do Legislativo também chamou a atenção para a cobrança quanto à discussão sobre o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) dos professores da Unitins, destacando que tem discutido com a Categoria e considera a pauta de suma importância. “Da mesma forma que lutamos pelo PCCR dos professores, podem ter certeza que a Assembleia também vai abraçar esta causa”. destacou. 

“A construção do novo câmpus da Unitins representa um marco estratégico para a expansão do ensino superior público no estado. Esse investimento não apenas fortalece a infraestrutura acadêmica, mas também amplia o acesso à educação de qualidade, oferecendo oportunidades para a juventude da região do Bico do Papagaio”, destaca o governador em Exercício, Laurez Moreira.

A agenda em Augustinópolis também contou com visita técnica aos laboratórios e aos ambientes de prática do Complexo de Ciências da Saúde da Unitins, no câmpus Augustinópolis, além da entrega de títulos de regularização fundiária pelo Governo do Tocantins, Prefeitura Municipal e Tribunal de Justiça do Tocantins.