Política A Pedido
César Halum deixa a Agricultura; José Américo assume interinamente
Os Bastidores informam que saída para cuidar da saúde.
19/11/2025 20h53
Por: Redação

 

 

 

O Governo do Tocantins oficializou, por meio do Ato nº 3.000 – EX, a exoneração — a pedido — de César Hanna Halum do cargo de Secretário de Estado da Agricultura e Pecuária. A saída passa a valer no dia 20 de novembro de 2025.

 

O documento foi assinado pelo governador em exercício, Laurez Moreira, e pela secretária-chefe da Casa Civil, Irana de Sousa Coelho Aguiar.

 

Nos bastidores, a avaliação é de que Halum deixa o posto para cuidar da saúde, motivo que já vinha sendo comentado discretamente entre auxiliares e aliados próximos. Apesar da exoneração ter sido oficializada como um pedido pessoal, o clima interno é de que a decisão foi tomada com tranquilidade e consenso dentro do governo.

 

Com a vaga aberta, quem assume interinamente a Secretaria é o diretor de Agricultura, José Américo, que passa a responder pela pasta até que o Governo defina o novo titular definitivo.

 

A Agricultura e Pecuária é uma pasta estratégica, especialmente no atual momento de ampliação das cadeias produtivas e de fortalecimento do agronegócio no Estado. A movimentação gera expectativa sobre os próximos passos do governo e também sobre o futuro político e pessoal de César Halum.