Saúde Saúde
Linha de cuidados da pessoa com hanseníase é apresentada em reunião do CES
Equipe de Vigilância em Saúde da SES-TO mostrou ainda um panorama epidemiológico da doença no Estado do Tocantins
19/01/2023 16h27
Por: Redação Fonte: Secom - TO
Divulgação Governo do Tocantins

Com o objetivo de ampliar a mobilização dentro do ‘Janeiro Roxo’, com foco na prevenção e combate à hanseníase, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) apresentou, na quinta-feira, 19, na 1ª reunião ordinária do Conselho Estadual de Saúde (CES-TO), a linha de cuidados da pessoa com hanseníase no Tocantins. O evento ocorreu na sede da Superintendência do Ministério da Saúde (MS), em Palmas.

Segundo a diretora de Vigilância de Doenças Transmissíveis e Não Transmissíveis, da SES-TO, Gisele Luz, “esclarecer o controle social, sobre as condutas aplicadas no combate à doença, fortalece as políticas de saúde a serem aplicadas. Hoje viemos descrever as rotinas do itinerário do paciente com hanseníase, contemplando informações relativas às ações e atividades de promoção, prevenção, tratamento e reabilitação, a serem desenvolvidas por equipe multidisciplinar nos vários níveis de atenção à saúde”, explicou.

A linha cuidados compreende a implantação dos fluxos assistenciais, organização das redes de assistência em saúde (RAS), a divulgação dos fluxos e os pontos de atendimentos na RAS e a orientação e monitoramento das ações de promoção, prevenção, controle, combate, cura e reabilitação dos acometidos com a hanseníase no Estado.

“É importante que cada município tenha o comprometimento na assistência e combate à hanseníase, para que haja o tratamento precoce ou pelo menos em tempo oportuno, de forma que sejam evitadas as sequelas que a doença pode causar”, finalizou a diretora.

Dados

No Tocantins, o Programa Estadual da Hanseníase reforça a necessidade de aumentar a detecção precoce dos casos, o tratamento oportuno e a alta por cura, além da prevenção de incapacidades físicas e da vigilância de contatos. Em 2022, foram diagnosticados 741 novos casos da doença em todo o Tocantins. Destes, 43 são na população menor de 15 anos.