O Ministério Público do Tocantins (MPTO) está com as inscrições abertas para a 8ª edição do Prêmio Ministério Público de Jornalismo. Os interessados podem se inscrever gratuitamente até o dia 07 de novembro e a premiação deste ano distribuirá um total de R$ 75 mil.
A edição de 2025 também chega com uma grande novidade: o retorno da categoria Estudante, destinada a universitários de Jornalismo. O prêmio busca reconhecer reportagens que contribuam para o fortalecimento da democracia, a promoção da cidadania e a divulgação do papel constitucional do MPTO.
Sob o tema "Transformando realidades: o papel do Ministério Público do Tocantins na promoção da cidadania e na defesa dos interesses sociais", a premiação aceita trabalhos que abordem as diversas áreas de atuação do MPTO, como saúde, educação, meio ambiente, combate à corrupção, direitos humanos, proteção à infância e à mulher.
“O jornalismo é uma ferramenta essencial de transformação social. Ao premiar reportagens que retratam a atuação do Ministério Público, estamos também incentivando uma imprensa atenta aos direitos coletivos e ao interesse público”, destaca o procurador-geral de Justiça, Abel Andrade Leal Júnior.
Podem ser inscritos trabalhos veiculados entre 1º de janeiro e 7 de novembro de 2025 nas seguintes categorias: Estudante; e Profissional, cujas áreas são: Fotojornalismo, Radiojornalismo, Telejornalismo, Webjornalismo.
Valores das premiações
Além do valor em dinheiro, todos os vencedores receberão troféus em uma cerimônia de premiação, prevista para o dia 12 de dezembro, em Palmas. O resultado será divulgado no mesmo dia, durante o evento.
As inscrições são online e gratuitas, podendo ser feitas pelo formulário disponível neste link: https://forms.gle/
Cronograma da 8ª edição