Com o objetivo de compartilhar a proposta do Programa de Recomposição da Aprendizagem (Recomeçar) 2023, o Aprova Brasil e na preparação para o início do ano letivo, as Diretorias Regionais de Educação (DREs) realizam encontros formativos com a equipe gestora das escolas. Em Palmas, a Diretoria Regional de Educação promove nesta quarta-feira, 18, uma formação, na qual estão participando diretores escolares, secretários, orientadores educacionais, coordenadores financeiros, psicólogos e assistentes sociais. O evento está sendo realizado no auditório da Escola Estadual Professora Elizângela Cardoso, em Palmas.
O secretário da Educação, Fábio Pereira Vaz, participou da abertura do encontro e destacou as conquistas que a educação do Estado tem alcançado nos últimos meses, como a realização de obras de reforma e ampliação nas unidades escolares, realização de projeto de climatização nas instituições de ensino, modernização tecnológica dos setores administrativos das DREs e das escolas, aquisição de chromebooks para professores e estudantes, e o programa de valorização dos professores, com o pagamento dos passivos referentes às progressões verticais e horizontais.
Fábio Vaz falou do material pedagógico que os professores vão receber no início do ano letivo. “O Governo do Estado compreendeu a importância de investir na educação e podemos dizer que estamos vivendo um momento único com tantas realizações. E nesse início de ano letivo, estamos entregando para toda a rede estadual, um material específico do Aprova Brasil para auxiliar os professores e alunos na execução do programa Recomeçar. Os cadernos pedagógicos foram desenvolvidos com um olhar atencioso e atendem as habilidades e competências que os estudantes precisam desenvolver para ampliar o conhecimento em todas as áreas da vida. Esse material trata de modo especial o aluno, que ainda está vivendo um momento diferente, após os dois anos de aulas ministradas de forma remota por causa da pandemia da covid-19”, explicou o secretário.
A professora Markes Cristiana de Oliveira dos Santos, superintendente de Educação Básica da Seduc, que esteve na formação, falou da importância do trabalho realizado entre a Secretaria da Educação e as Diretorias Regionais. “É muito importante esse olhar para as equipes diretivas das escolas, porque são elas que conduzem um trabalho de liderança nas unidades escolares. Lembramos que o fazer escolar é único e que esse é o nosso ano de realizações e de conquistas no ensino e na aprendizagem na educação estadual”, afirmou Markes.
A diretora regional de Educação de Palmas, Maristélia Alves, destacou que este é o ano das escolas alcançarem bons resultados nas avaliações internas e externas. “Esse é o nosso ano para apresentar os melhores resultados na educação. E agradeço essa parceria com uma equipe de profissionais qualificados que temos”, afirmou.
Um ano de confiança na educação
O diretor José Antônio Gama, da Escola Estadual Professora Elizângela Cardoso, em Palmas, comentou sobre a formação. “Trabalhar a Agenda da Aprendizagem é de grande importância para o planejamento e alinhamento das ações pedagógicas a serem realizadas no decorrer do ano letivo 2023”, explicou.
José Antônio expressou o seu desejo de agradecer o momento que a educação do Tocantins está vivendo com as ações de valorização dos professores “Queria externar minha gratidão à Seduc, e ao governo pela atualização dos vencimentos da categoria, reconhecimento e valorização da pasta e do olhar humanizado junto às escolas”, acrescentou.
A diretora Jacyone Pereira Souza, do Colégio Estadual do Rio Sono, falou das expectativas da equipe pedagógica com relação às atividades que estão iniciando. “A nossa escola é piloto com o novo ensino médio desde 2019 e este ano estamos mais motivados. Gostaríamos de reforçar o quanto a Secretaria da Educação nos fortaleceu com os investimentos na alimentação escolar, na valorização dos professores, na volta das formações e essas são ações que enaltecem o nosso trabalho”, concluiu Jacyone.
Vânia Soares de Amorim e Sigleide Batista Rodrigues, que atuam como coordenadoras pedagógicas na Escola Estadual Professora Eliacena Moura Leitão, de Novo Acordo, também destacaram o momento especial que a educação está vivendo. “Nós estamos confiantes, temos um Projeto Político Pedagógico (PPP) que está se destacando, estamos nos aperfeiçoando com as trilhas das aprendizagens e como realizamos as avaliações de aprendizagens, já estamos num caminho certo para desenvolver atividades com foco nos resultados que desejamos alcançar”, frisou.