O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) alcançou a pontuação máxima na certificação do Programa Progestão 2024, promovida pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). O desempenho consolida o órgão como referência na governança e fiscalização dos recursos hídricos.
A avaliação técnica da ANA atestou que o Naturatins cumpriu integralmente os critérios estabelecidos em três metas estratégicas de cooperação federativa: integração de dados de usuários de recursos hídricos, atuação para segurança de barragens e fiscalização dos usos de recursos hídricos.
Para o presidente do Instituto, Cledson da Rocha Lima, o resultado reflete o compromisso do Instituto com uma gestão eficiente, segura e transparente da água no Tocantins, que assegura o cumprimento da legislação ambiental, a segurança das estruturas hídricas e o controle responsável dos usos dos recursos naturais.
“O Tocantins apresentou um desempenho positivo, com destaque especial para as metas sob responsabilidade direta do Naturatins, que foram plenamente atendidas. O resultado mostra a capacidade técnica da autarquia estadual e os investimentos contínuos em estrutura, tecnologia e capacitação profissional”, destacou o presidente.
O gerente de Controle e Uso dos Recursos Hídricos, Mateus Chagas, explica que com a nota máxima, o Tocantins está apto a receber repasses financeiros do governo federal por meio do Progestão, iniciativa que visa fortalecer a atuação dos estados na gestão de recursos hídricos. Os valores serão destinados a ações de monitoramento, fiscalização e melhorias na infraestrutura hídrica do estado.
“Esse reconhecimento da ANA reforça que estamos no caminho certo para assegurar o uso racional da água e a segurança hídrica da população tocantinense”, concluiu Mateus Chagas.