A peregrinação é uma das piedosas práticas que fazem parte da vida e espiritualidade do nosso povo e está presente na Igreja desde os primeiros séculos do cristianismo. A prática de embarcar numa viagem para procurar ajuda espiritual num determinado santuário é muito marcante na fé cristã. Peregrinando o povo católico busca uma profunda experiencia de Deus.
Desde o início, os cristãos foram atraídos para lugares onde Deus se revelou de uma forma toda especial. Os lugares onde Jesus passou, também onde estão enterrados os apóstolos, os mártires e outros santos, ou ainda os locais das aparições da Virgem Maria são espaços privilegiados de manifestação do sagrado e também um grande encontro de povos e culturas.
O Papa Bento XVI explicou a dimensão espiritual da peregrinação quando visitou Santiago de Compostela: "Ir em peregrinação não é simplesmente visitar qualquer lugar para admirar as belezas da natureza, da arte ou da história. Antes de tudo, peregrinar significa ir ao encontro de Deus onde Ele se manifestou, onde a graça divina se mostrou com particular esplendor e produziu abundantes frutos de conversão e santidade na vida dos peregrinos". A peregrinação pode ser tanto uma visita à Terra Santa como também, uma visita a uma paróquia ou santuário local ou algum outro lugar que nos ajude a voltar o nosso coração para Deus.
Para nós cristãos os seres humanos são peregrinos na Terra, estamos todos de passagem. Segundo o Catecismo da Igreja Católica: “as peregrinações evocam nossa caminhada pela terra em direção ao céu” (n.2691). A mobilização de fiéis rumo a santuários é comparada ao dinamismo da nossa existência rumo à vida eterna, rumo ao Paraíso! Somos peregrinos porque o céu é a nossa pátria definitiva. O céu é o Santuário para o qual todos nós estamos caminhando. Assim nos disse Jesus: “Que o vosso coração não se perturbe, pois na casa do meu Pai há muitas moradas” (Jo 14,1-2). Peregrinar é sair do nosso lugar, do nosso comodismo, de nós mesmos, para ir ao encontro do Senhor.
Jesus, ao completar 12 anos, fez sua primeira peregrinação ao Templo de Jerusalém com Maria e José. A peregrinação era, para o povo judeu, a memória da aliança com Deus e assim todos os anos iam para a Festa da Páscoa em Jerusalém. Por isso, toda peregrinação é renovação do compromisso com o sentido da nossa fé. Jesus se apresenta como ‘O caminho’. Caminhar com Ele e caminhar Nele nos fará alcançar a vida, e vida em plenitude, que está Nele.
Peregrinar além de fortalecer nossa espiritualidade, renovar nosso compromisso com Deus, também é uma forma de testemunhar a nossa fé. Como peregrinos, somos convidados a testemunhar que caminhamos com Cristo e que Ele caminha conosco e revela-nos seu grande amor. Portanto, peregrinar não é apenas percorrer um caminho geográfico, mas é, acima de tudo, um caminho interior; uma linda viagem que fazemos ao nosso coração, para assim encontrar Deus, ser amado por Ele, para melhor viver nosso compromisso de fé.
Pe Geraldinho
Capelão no hospital HGP, ajudante na Paróquia Coração de Maria e coordenador do Projeto Musical Exaltemos.