Tradição vinda dos seus antepassados, um grupo de foliões e fiéis da zona rural do município de Barrolândia, na região central do Tocantins mantém a tradição da Folia de Reis que encerra nesta segunda-feira, 6, data em que é celebrado o Dia de Reis.
Durante os dias do giro da Folia de Reis, os foliões percorreram fazendas e chácaras levando às famílias o anúncio do nascimento do Menino Jesus por meio de músicas próprias do giro cantadas pelos foliões. O senhor Luiz Carlos é um dos coordenadores da folia e ele explicou o que isso significa. “O significado da folia é pregar o nascimento do Menino Jesus desde a gravidez de sua mãe, Maria até a visita dos Reis Magos. É uma festa religiosa e de tradição cultural que mantemos viva em nossa região,” destacou ele.
O senhor Cleiton Brito da Fazenda Cristo Rei recebeu a folia em sua casa e relatou a experiência vivenciada. “Estou muito feliz em receber esta folia na minha casa, estou com o coração cheio de felicidade, é um momento que só Deus sabe a alegria e a gratidão de receber esta folia em minha fazenda,” comentou o fazendeiro.
Muitas pessoas acompanham a Folia de Reis para pagar promessas, rezar pelos familiares ou mesmo porque gostam da tradição e da cultura. Dona Maria é uma dessas pessoas que sempre acompanha a folia. “Eu vim para a folia para rezar por mim e pela minha família, é uma tradição que trago do meu pai,” conta ela.
Seu Raimundo é folião há 30 anos, um batedor de caixa e rezador de terço e defende que esta tradição e cultura precisa ser preservada. Já Seu Miguel é um acompanhador da folia desde 1984, ele diz que já vivia esta cultura em Goiás e que ao chegar na região foi bem recebido e passou a integrar a Festa de Reis. Sara é foliã há 15 anos e também aprendeu o ofício com os pais, ela se orgulha do espaço aberto para as mulheres na Folia. Seu Zezinho é outro folião que está há 25 anos na folia e recebeu a tradição dos pais, hoje é embaixador de folia e para ele é um dom que recebeu de Deus.