Referência em saúde pública para a região do Cantão, o Hospital Regional de Paraíso do Tocantins (HRPT) acolhe a população de 15 municípios, com uma população estimada de 150 mil habitantes. Em 2024, a unidade gerida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) realizou mais de 220 mil atendimentos entre cirurgias, exames, consultas e partos, a 73 mil pessoas que foram acolhidas no local.
O HRPT realizou 2.132 cirurgias entre urgência e emergência e eletivas e 12.326 consultas ambulatoriais ao longo do ano e segundo o cirurgião geral, Alexandre Barcelos, “os avanços tecnológicos têm sido essenciais para a eficiência no atendimento. Diariamente, realizamos uma grande quantidade de cirurgias, tanto eletivas quanto de emergência. Isso é graças aos novos equipamentos adquiridos pela Secretaria de Estado da Saúde".
Os investimentos da SES-TO permitiram a realização de cirurgias inéditas no HRPT. "Este ano, realizamos cirurgias que nunca haviam sido feitas aqui, como a endometriose, por exemplo. Com trabalho em equipe, dedicação e o suporte da gestão, continuaremos avançando", disse o ginecologista e obstetra Valdir Francisco Odorizzi.
Em 2024, a unidade realizou mais de 151 mil exames laboratoriais e 54 mil exames de imagem, um suporte diagnóstico essencial para salvar vidas e proporcionar atendimento ágil e humanizado.
"Hoje venho através desta mensagem, agradecer a todos pelo carinho e dedicação que tiveram com a dona Severina nos dias em que ela esteve hospitalizada. Não encontramos só profissionais, encontramos uma família que nos ajudou, nos deram atenção e carinho. Muito obrigado a todos: médicos, enfermeiros, assistentes sociais, equipe de higienização, porteiros, a todos que trabalham no hospital. Que Deus abençoe a todos”, afirmou Aparecida Buracovski de Araújo, nora da paciente Severina Matos de Araújo.
O HRPT também conta com uma maternidade e efetuou mais de 1.300 partos em 2024. No local são oferecidos serviços como o posto de coleta de leite humano e testes essenciais para recém-nascidos, como olhinho, coraçãozinho e orelhinha. "O cuidado com as mães e os recém-nascidos é uma prioridade para nós. Cada bebê que nasce aqui recebe toda a atenção e carinho que merece", pontuou a pediatra, Regina de Fatima Onofre.
Para o diretor-geral do HRPT, Diego Segger, os números refletem a dedicação da equipe e da gestão estadual. "Agradeço imensamente a cada servidor desta unidade, ao secretário da Saúde Carlos Felinto e ao governador Wanderlei Barbosa, que têm trabalhado incansavelmente para melhorar a saúde no Tocantins. A dedicação da nossa equipe é o que nos motiva diariamente a oferecer o melhor atendimento possível à nossa comunidade".